Categories: Marília

Saúde ataca hanseníase e tuberculose em Marília

Rachel Ramirez, supervisora da Vigilância Epidemiológica

A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Vigilância Epidemiológica – realiza entre os dias 3 e 16 de novembro, a 2ª Etapa da intensificação de busca de casos de Tuberculose e a Campanha Anual de Hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Leprae, popularmente conhecido como Bacilo de Hansen. Antigamente era conhecida como Lepra. Esta doença atinge a pele e os nervos periféricos preferencialmente. Ocorre em qualquer idade, raça, ou gênero. Apesar de sua baixa letalidade e mortalidade, se não diagnosticada oportunamente e tratada adequadamente pode deixar sequelas permanentes, como deformações e incapacidades.

Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida por meio de pequenas gotas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente, quando uma pessoa doente e sem tratamento elimina gotículas no ar por meio da fala, espirro ou tosse. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente. O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.

“A campanha de busca de Hanseníase visa sensibilizar a população e identificar possíveis casos de hanseníase através da busca de manchas e perda da sensibilidade. Estes pacientes devem passar por avaliação médica na unidade de saúde e se for suspeito de hanseníase deve ser encaminhado para as áreas de referências no tratamento”, comenta Rachel Ramirez, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo de Koch e transmitida por via respiratória, manifestando-se por tosse prolongada, perda de apetite, emagrecimento e sudorese noturna.

“A intensificação de busca de sintomáticos respiratórios tem por objetivo diagnosticar oportunamente novos casos de tuberculose e assim interromper a cadeia de transmissão da doença. O Programa de Controle da Tuberculose (PCT) tem como parâmetro a busca de 1% da população. Deste número de sintomáticos respiratórios investigados, estima-se que em média 3 a 4 % serão doentes bacilíferos (tem a doença no pulmão e são capazes de transmiti-la por via respiratória, através da tosse)”, ressalta Ramirez.

Segundo a supervisora da Vigilância Epidemiológica, o sintomático respiratório é todo indivíduo com tosse por 3 (três) semanas ou mais. “Neste período as unidades de saúde estarão intensificando suas ações para alcançar a meta de busca em seus territórios, desenvolvendo atividades para incrementar a  identificação dos sintomáticos respiratórios e aumentar o número de coletas de baciloscopias, procurando diagnosticar novos casos de tuberculose precocemente, assim como, sensibilizar a população para o problema no município”, diz Rachel Ramirez.

“Estas campanhas são importantes porque nos ajudam na divulgação dos trabalhos de prevenção de saúde junto à população e, principalmente, para evitar qualquer tipo de preconceito com os portadores destas enfermidades. Por isso, o esclarecimento é o melhor remédio”, afirma Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Mais informações sobre as campanhas contra a tuberculose e hanseníase podem ser obtidas pelo telefone: 3402-6500.

Marília Notícia

Recent Posts

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru

Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…

1 hora ago

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

5 horas ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

6 horas ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

6 horas ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

6 horas ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

7 horas ago

This website uses cookies.