Saúde alerta beneficiários para as condicionalidades do “Bolsa Família” (Foto: Divulgação)
Famílias beneficiárias do Programa Federal Bolsa Família, em Marília, têm um compromisso com as equipes de saúde. Entre os dias 1 e 24 de novembro serão realizados atendimentos específicos de pesagem, medição e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento das crianças com até sete anos. Avisos estão sendo colocados nas unidades.
O procedimento já é oferecido regularmente em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidade Saúde da Família), mas em função das condicionalidades impostas pelo programa, o amplo período foi reservado para comodidade da população, visando evitar filas.
Além dos cuidados com as crianças, na área da saúde também fazem parte das condicionalidades que as gestantes façam o pré-natal, indo às consultas na Unidade de Saúde, e que as crianças sejam imunizadas conforme a recomendação para cada faixa etária.
As condições para permanecer no programa incluem ainda as pastas de Educação e Desenvolvimento Social. Mais informações podem ser obtidas no site do governo federal, pelo endereço www.mds.gov.br
SUSPENSÃO
O Programa Bolsa Família aplica efeitos gradativos, começando com uma advertência, que não afeta o recebimento do benefício. Quando o descumprimento se repete em um período de até seis meses, há o bloqueio, que impede que as famílias recebam o benefício por um mês. Quando há esse tipo de sanção, o valor pode ser sacado depois.
Se, após o bloqueio, houver novo descumprimento em até seis meses, o benefício fica suspenso por dois meses, sem possibilidade de a família reaver essas parcelas. O efeito mais grave é o cancelamento do benefício, mas, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, isso é uma exceção, pois o descumprimento dos compromissos do programa de forma reiterada pode ser um sinal de que a família está em maior vulnerabilidade.
Assim, famílias nessa situação só podem ser desligadas do Bolsa Família depois de passarem por acompanhamento pela área de assistência social no município. O processo segue regras específicas da gestão de condicionalidades.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.