Marília

Beneficiários do “Bolsa Família” terão novembro para testes

Saúde alerta beneficiários para as condicionalidades do “Bolsa Família” (Foto: Divulgação)

Famílias beneficiárias do Programa Federal Bolsa Família, em Marília, têm um compromisso com as equipes de saúde. Entre os dias 1 e 24 de novembro serão realizados atendimentos específicos de pesagem, medição e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento das crianças com até sete anos. Avisos estão sendo colocados nas unidades.

O procedimento já é oferecido regularmente em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidade Saúde da Família), mas em função das condicionalidades impostas pelo programa, o amplo período foi reservado para comodidade da população, visando evitar filas.

Além dos cuidados com as crianças, na área da saúde também fazem parte das condicionalidades que as gestantes façam o pré-natal, indo às consultas na Unidade de Saúde, e que as crianças sejam imunizadas conforme a recomendação para cada faixa etária.

As condições para permanecer no programa incluem ainda as pastas de Educação e Desenvolvimento Social. Mais informações podem ser obtidas no site do governo federal, pelo endereço www.mds.gov.br

SUSPENSÃO

O Programa Bolsa Família aplica efeitos gradativos, começando com uma advertência, que não afeta o recebimento do benefício. Quando o descumprimento se repete em um período de até seis meses, há o bloqueio, que impede que as famílias recebam o benefício por um mês. Quando há esse tipo de sanção, o valor pode ser sacado depois.

Se, após o bloqueio, houver novo descumprimento em até seis meses, o benefício fica suspenso por dois meses, sem possibilidade de a família reaver essas parcelas. O efeito mais grave é o cancelamento do benefício, mas, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, isso é uma exceção, pois o descumprimento dos compromissos do programa de forma reiterada pode ser um sinal de que a família está em maior vulnerabilidade.

Assim, famílias nessa situação só podem ser desligadas do Bolsa Família depois de passarem por acompanhamento pela área de assistência social no município. O processo segue regras específicas da gestão de condicionalidades.

Amanda Brandão

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

5 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

5 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

5 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

5 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

6 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

6 horas ago

This website uses cookies.