Regional

Santuário de Vera Cruz promove tradicional celebração de Corpus Christi

Ruas da cidade são enfeitadas pela comunidade (Foto: Divulgação/Pascom)

Com uma tradição de mais de 80 anos, o Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz (distante 17 quilômetros de Marília) se prepara para a celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), celebrado nesta quinta-feira (8). A Santa Missa terá início às 15h e será transmitida ao vivo nas redes sociais.

Essa tradição acontece em Vera Cruz desde 1937. As ruas são enfeitadas formando grandes tapetes coloridos para a passagem do Corpo de Cristo. O trabalho conta com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio e comunidade.

Ao longo dos seis quarteirões são montados tapetes de forma artesanal, utilizando materiais como serragem de variadas cores, pó de xadrez, cal, areia e outros materiais nos desenhos confeccionados nas esquinas. O material é fornecido pela Prefeitura de Vera Cruz.

No dia, a comunidade começa a decoração por volta das 6h, em um trabalho intenso para que os enfeites estejam prontos para visitação perto das 11h. A missa solene será realizada às 15h. Logo depois, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a bênção do Santíssimo, em frente ao Santuário.

Procissão é realizada pelas ruas de Vera Cruz (Foto: Divulgação/Pascom)

CORPO DE CRISTO

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia. A festa do Corpus Christi foi criada pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Para celebrar Corpus Christi, as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo bispo ou pelo pároco da igreja.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Missa faz parte da celebração (Foto: Divulgação/Pascom)

CAMINHO DE CRISTO

Em Vera Cruz todo o carinho com que é preparada esta grande festa do Corpo de Deus pode ser visto pelos fiéis. A comunidade demonstra através dos desenhos e cores, arte e criatividade, o espírito de fé e vida. E a cidade se enfeita, para num grande louvor, receber o “Corpo de Cristo”, que passa nos tapetes decorados pelas ruas.

A data é muito especial para os católicos, pois é o único dia do ano (no calendário católico) que “Ele” deixa o sacrário para sair pelas ruas da cidade abençoando a população, os visitantes, o comércio.

Esse acontecimento é comemorado em Vera Cruz desde 1937, quando se registra o primeiro relato da procissão de Corpus Christi e, de acordo com jornal da época, havia folhagens e palmas de coqueiro no chão e crianças vestidas de anjo jogando pétalas de flores no chão à frente do Santíssimo.

Na década de 60 tomou este formato que segue até hoje, e a celebração passou a ser reconhecida por toda a região pela sua arte, beleza e criatividade. Uma tradição religiosa, artística e cultural da paróquia e do município, que atrai centenas de visitantes.

A celebração tem ainda a proposta de integração de toda a comunidade, conseguindo reunir crianças, jovens e adultos; estudantes, trabalhadores e aposentados; escolas, comércio, Prefeitura e igreja.

Desde o início desse acontecimento, a simplicidade e o amor uniam os participantes da comunidade, que durante o ano juntavam tampinhas de garrafas, borras de café, cultivavam as plantações de cedrinho e bico de papagaio e outros materiais que serviriam para os enfeites das ruas.

(Arte: Divulgação)
Daniela Casale

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

6 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

12 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

16 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

16 horas ago

This website uses cookies.