Esportes

Santos empata com o Santo André pelo Paulistão

Há algum tempo que jogar longe da Vila Belmiro se tornou uma martírio para o Santos. Nesta quinta-feira, a equipe confirmou sua marca de péssimo visitante ao somente empatar, por 1 a 1, com o Santo André, ficando em situação bastante delicada na busca por vaga no Paulistão. Restando três rodadas, são quatro pontos de desvantagem para Botafogo e Red Bull Bragantino, os líderes do Grupo A. A vida santista poderia ser ainda pior, já que a igualdade surgiu no fim, com Mendoza.

Nem mesmo as estreias de Lucas Lima e Daniel Ruiz foram capazes de findar o jejum de vitórias como visitante. No ano, são cinco partidas longe de casa e somente dois pontos somados, em empates com o São Bernardo e agora diante do Santo André, ambos por 1 a 1. Do mais, derrotas para Guarani, São Paulo e Palmeiras.

Domingo o Santos recebe a Portuguesa em tons de decisão. Ganhar virou obrigação para ainda manter as mínimas chances de evitar a queda na primeira fase do Estadual pela terceira edição seguida. Depois, o time tem clássico com o Corinthians antes de encerrar sua participação em Itu.

Desgostoso com a atuação no clássico com o São Paulo, sobretudo na deficiência apresentada nas bolas aéreas (derrota por 3 a 1), e com os desfalques de João Lucas e Lucas Pires, Odair Hellmann optou por mudar o esquema do Santos, apostando em três zagueiros: o estreante do Joaquim ao lado de Eduardo Bauermann e Maicon. Também insatisfeito com a carência na criação, antecipou o retorno do meia Lucas Lima.

O armador pediu desculpas à torcida por declarações que deixaram a relação estremecida após a ida ao Palmeiras, e prometeu empenho para reerguer o clube. Odair Hellmann teve uma conversa particular com o jogador e passou total confiança.

Dono de toque refinado, Lucas Lima chamou a responsabilidade. Todas as jogadas passavam por seus pés, em tabelas ou mesmo passes mais longos, como o para Felipe Jonatan. O lateral bateu para fora. Ele tinha a missão de melhorar a poderio ofensivo santista e, de quebra, tentar ajudar Marcos Leonardo a quebrar o jejum de gols. O centroavante anotou somente na estreia.

As mudanças deixaram o Santos mais bem postado atrás – os cruzamentos iniciais do Santo André foram cortados -, mas faltavam peças na frente. O time não levava sustos, porém, pouco chegava no gol de Lucas Frigeri.

A postura um tanto apática fez os mandantes crescerem com o passar do tempo. E João Paulo começou a trabalhar bem para salvar o time. O primeiro lance de perigo surgiu aos 28 minutos O goleiro fez defesa gigante em cabeçada de Gabriel Tagliari. Aos 33, novo milagre, agora para evitar gol do zagueiro Ednei, também pelo alto.

A obrigação da vitória fez Hellmann desistir da postura de proteção. Com Lucas Barbosa no lugar de um zagueiro, prometia buscar o triunfo na segunda etapa. Maicon, de cabeça, apareceu logo aos 2 minutos. Aos 9, Lucas Lima tevê a chance de ouro. Recebeu de Ângelo e mandou colocado, de primeira, carimbando o travessão. Seu último lance, pois acabou dando lugar a Ivonei.

Ainda carente de um melhor preparo físico, o meia foi até o seu limite. Curiosamente, Hellmann foi xingado pelos santistas por tê-lo substituído, mas já era o acordado. Lucas Lima voltou antes da hora para tentar ajudar.

Também meia, Daniel Ruiz entrou aos 24 minutos para sua estreia. O jovem colombiano é apontado como futuro craque no seu país e era outra aposta para o reencontro com a vitória. Nem tocou na bola e viu o Santo André abrir o marcador. Ricardo Luz cruzou para trás e Pablo apareceu livre para tirar o zero do marcador. Na primeira finalização na segunda etapa, os mandantes foram felizes.

Hellmann esbravejou e incrédulo com mais um resultado negativo após melhorar na etapa final, resolveu abrir o time de vez com Mendoza e Lucas Braga em última tentativa de uma volta por cima. O colombiano salvou a equipe de derrota com gol no fim. Marcos Leonardo ainda fez o da virada, mas o VAR impugnou o lance por impedimento de Lucas Barbosa, responsável pelo cruzamento.

FICHA TÉCNICA

SANTO ANDRÉ 1 X 1 SANTOS

SANTO ANDRÉ – Lucas Frigeri; Ricardo Luz, Ednei, Matheus Mancini e Igor; Moisés Ribeiro (Rafael Foster), José Hugo, Dudu Vieira e Gerson Magrão (Nenê Bonilha); Gabriel Taliari (Fernando Viana) e Pablo (Léo Ceará). Técnico: Vinicius Bergantin.

SANTOS – João Paulo; Maicon, Eduardo Bauermann (Lucas Barbosa) e Joaquim; Nathan, Dodi, Sandry (Daniel Ruiz), Lucas Lima (Ivonei) e Felipe Jonatan endoza); Ângelo (Lucas Braga) e Marcos Leonardo Técnico: Odair Hellmann.

GOLS – Pablo, aos 25, e Mendoza, aos 43 minutos do segundo tempo

ÁRBITRO – Vinícius Gonçalves Dias Araújo.

CARTÕES AMARELOS – Felipe Jonatan e Joaquim (Santos) e Gabriel Tagliari (Santo André).

RENDA – Não disponível.

PÚBLICO – 4.745 presentes.

LOCAL – Bruno José Daniel, em Santo André.

Agência Estado

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

1 hora ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

1 hora ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

1 hora ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

1 hora ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

1 hora ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

1 hora ago

This website uses cookies.