Comissão de Resíduos da Santa Casa de Marília realiza trabalho de conscientização para a destinação correta de lixo.
A Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Marília realiza trabalho de conscientização pela destinação correta de lixo. O trabalho tem como principal foco orientar os colaboradores para a promoção do descarte adequado dos resíduos hospitalares.
Programa desenvolvido pelo hospital no gerenciamento de resíduos tem o acompanhamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e da Secretaria Municipal da Saúde.
“Nos baseamos na legislação vigente e procuramos informar os funcionários sobre a importância do descarte adequado de lixo. Também fazemos um trabalho junto com a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do hospital para mostrar aos colaboradores as consequências que podem ser trazidas se não forem seguidas as orientações à risca”, comentou a coordenadora da Comissão de Resíduos, a enfermeira do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa), Silvana Martins Dias Toni.
Nos coletores de cor amarela devem ser depositados os perfuro-cortantes, nos sacos plásticos de cor branca os infectantes e no de cor preta o lixo comum. “Os sacos plásticos precisam ter a gramatura determinada pelas normas técnicas”.
Reuniões bimestrais são realizadas pela comissão, que conta com 11 membros de diversos setores do hospital. Nestes encontros, são trazidas as demandas de localidades diferentes da instituição para que sejam apontadas soluções. Inspeções acontecem constantemente no Pronto-Atendimento, Ambulatórios, Enfermarias e Alas de Internações.
A Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Santa Casa segue a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 306 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ligada ao Ministério da Saúde.
Entre outros pontos, a RDC 306 da Anvisa destaca que o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
Já a Resolução 358 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), também adotada pela comissão, visa minimizar os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho e proteger a saúde do trabalhador e da população em geral.
A próxima reunião da Comissão de Resíduos da Santa Casa está marcada para o dia 15 de março, às 10h, na sala EducaSUS do hospital.
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…
Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…
Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
This website uses cookies.