(Foto: Divulgação)
Atividades são realizadas em parceria com programa do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)
A Santa Casa de Marília promove o Curso de Capacitação Multiprofissional em Cuidados Paliativos em Oncologia. Neste dia 8 de abril aconteceu o primeiro dos dez módulos da programação, no espaço de eventos do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”.
O superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, realizou a abertura dos trabalhos e ressaltou a importância do hospital avançar no que diz respeito aos cuidados paliativos. “Precisamos buscar conhecimento e estarmos preparados para lidar com as situações cotidianas. Este curso será muito importante neste processo”.
Superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo (Foto: Divulgação)
A capacitação é realizada em parceria com o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) do Ministério da Saúde.
Encontros mensais, presenciais e online, estarão sendo realizados com equipe multiprofissional da Santa Casa de Marília e do Hospital Regional de Assis. Participantes das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social estão envolvidos nas atividades, sendo que a maioria dos profissionais está ligada ao centro de oncologia da unidade hospitalar filantrópica mariliense.
A enfermeira e psicóloga Flávia Cristina Castilho Caracio, que é mestra (Famema e Unesp) e doutora (USP) ministrou o primeiro módulo: “Fundamentos e Referenciais do Cuidado Paliativo”.
Enfermeira e psicóloga Flávia Cristina Castilho Caracio (Foto: Divulgação)
“O cuidado paliativo tem o objetivo de proteção, de cuidado e tratamento do sofrimento dentro de um processo natural de evolução da morte. É algo que precisamos desenvolver na assistência em saúde para amenizar a dor e o sofrimento do paciente”, salientou Flávia Caracio.
Os módulos seguintes do Curso de Capacitação Multiprofissional em Cuidados Paliativos em Oncologia vão tratar de “Atuação da Equipe Multiprofissional”, “Controle da Dor e Sintomas Desagradáveis”, “Cuidado Centrado na Pessoa e Experiência do Paciente e Família”, “Cuidados com a Pele e Conforto”, “Espiritualidade”, “Alimentação e Hipodermóclise”, “Ritos de Passagem”, “Projeto Aplicativo – Desenvolvimento” e “Projeto Aplicativo – Implementação”.
A capacitação foi estruturada e é coordenada pelo superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, que conta com a operacionalização da área de Desenvolvimento de Pessoas, representada pelo gerente do setor, Kedman Elliaquim e pela enfermeira Tabata Neves.
“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…
A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…
Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…
Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…
Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…
Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…
This website uses cookies.