(Foto: Divulgação)
Atividades são realizadas em parceria com programa do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)
A Santa Casa de Marília promove o Curso de Capacitação Multiprofissional em Cuidados Paliativos em Oncologia. Neste dia 8 de abril aconteceu o primeiro dos dez módulos da programação, no espaço de eventos do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”.
O superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, realizou a abertura dos trabalhos e ressaltou a importância do hospital avançar no que diz respeito aos cuidados paliativos. “Precisamos buscar conhecimento e estarmos preparados para lidar com as situações cotidianas. Este curso será muito importante neste processo”.
Superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo (Foto: Divulgação)
A capacitação é realizada em parceria com o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) do Ministério da Saúde.
Encontros mensais, presenciais e online, estarão sendo realizados com equipe multiprofissional da Santa Casa de Marília e do Hospital Regional de Assis. Participantes das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social estão envolvidos nas atividades, sendo que a maioria dos profissionais está ligada ao centro de oncologia da unidade hospitalar filantrópica mariliense.
A enfermeira e psicóloga Flávia Cristina Castilho Caracio, que é mestra (Famema e Unesp) e doutora (USP) ministrou o primeiro módulo: “Fundamentos e Referenciais do Cuidado Paliativo”.
Enfermeira e psicóloga Flávia Cristina Castilho Caracio (Foto: Divulgação)
“O cuidado paliativo tem o objetivo de proteção, de cuidado e tratamento do sofrimento dentro de um processo natural de evolução da morte. É algo que precisamos desenvolver na assistência em saúde para amenizar a dor e o sofrimento do paciente”, salientou Flávia Caracio.
Os módulos seguintes do Curso de Capacitação Multiprofissional em Cuidados Paliativos em Oncologia vão tratar de “Atuação da Equipe Multiprofissional”, “Controle da Dor e Sintomas Desagradáveis”, “Cuidado Centrado na Pessoa e Experiência do Paciente e Família”, “Cuidados com a Pele e Conforto”, “Espiritualidade”, “Alimentação e Hipodermóclise”, “Ritos de Passagem”, “Projeto Aplicativo – Desenvolvimento” e “Projeto Aplicativo – Implementação”.
A capacitação foi estruturada e é coordenada pelo superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, que conta com a operacionalização da área de Desenvolvimento de Pessoas, representada pelo gerente do setor, Kedman Elliaquim e pela enfermeira Tabata Neves.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.