Marília

Santa Casa inicia ação com cuidado paliativo

Profissionais da Santa Casa têm recebido qualificação (Foto: Divulgação)

No último dia 8 de outubro foi celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos são a assistência integral oferecida a pacientes e seus familiares diante de uma doença grave que ameace a continuidade da vida. Isso significa que esses pacientes podem se beneficiar em receber atendimento por uma equipe capacitada em cuidados paliativos.

Nesse sentido, pacientes portadores de doenças como demências, insuficiência renal crônica, doenças cardíacas e câncer, por exemplo, seriam elegíveis.

A abordagem deve iniciar mesmo quando o foco do tratamento é curativo, ou seja, com chances reais de cura, pois mesmo nesta fase os pacientes e familiares podem apresentar sintomas que causem sofrimento.

O objetivo dos cuidados paliativos é oferecer o tratamento eficaz para os sintomas de desconforto que podem acompanhar o paciente, sejam eles causados pela doença ou pela terapia.

São cuidados multidimensionais, pensando nas esferas física, emocional, familiar, social e espiritual, desenvolvidos e oferecidos por equipe multiprofissional capaz e qualificada, desde o diagnóstico até o momento de sua morte, incluindo o suporte ao luto a familiares e amigos.

De acordo com Cicely Saunders, inglesa com formação em enfermagem, assistência social e medicina, que foi a principal pioneira de cuidados paliativos no mundo, é importante não somente o ser humano morrer em paz, como também viver plenamente até o dia da sua morte.

Neste sentido, a Santa Casa de Misericórdia de Marília tem realizado diversas atividades com a intenção de ampliar o conhecimento dos seus profissionais sobre cuidados paliativos, para que o cuidado ao paciente dentro da instituição possa ser o melhor possível, focado sempre no controle de sintomas e bem estar de pacientes e familiares.

Desde abril deste ano, parte dos profissionais da instituição tem sido capacitados por equipe externa qualificada em cuidados paliativos e no último mês de setembro aconteceram dois encontros com o objetivo da criação do “Manual de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Marília”.

Michele Correia

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

7 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

12 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

16 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

16 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

16 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

16 horas ago

This website uses cookies.