Marília

Santa Casa é reconhecida como ‘Hospital Amigo do Transplante’

As enfermeiras Micaele Cardoso e Tábata Neves com a premiação em São Paulo. (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Misericórdia de Marília foi reconhecida pela Secretaria de Estado da Saúde como “Hospital Amigo do Transplante”. A premiação é entregue às instituições que contribuem com ações para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e realizações de transplantes.

A entrega do prêmio à Santa Casa de Marília aconteceu durante o 1º Encontro Estadual das Comissões Intrahospitalares de Transplantes do Estado de São Paulo, realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

“Estiveram no evento representantes das comissões de todo o Estado de São Paulo, ou seja, de vários hospitais que fazem captação e transplantes de órgãos”, enfatizou a enfermeira da Cihdott (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) da Santa Casa de Marília, Micaele Siqueira Cardoso, que esteve no encontro com a também enfermeira da comissão Tábata Neves.

A troca de experiências com outras comissões foi extremamente importante, conforme Micaele. “Vimos que estamos no caminho certo e muito bem em relação a outros hospitais. A campanha que fazemos na Santa Casa de Marília é muito similar a de outras grandes instituições”.

Durante o Setembro Verde, o mês de conscientização da doação de órgãos, a Santa Casa de Marília realizou a Caminhada Pela Vida, na avenida das Esmeraldas, o Pedágio Pela Vida – para destacar a importância de ser doador e salvar a vida de outras pessoas, além de palestras em escolas para contar com o apoio de estudantes na multiplicação de informações sobre o tema.

Implantada na Santa Casa de Marília há 16 anos, a Cihdott passou por um processo de reestruturação há três anos. Grupo de enfermeiras passou por capacitação técnica e iniciou o processo de enucleação – retirada do globo ocular para a captação de córneas, além de um trabalho mais intenso junto à Central de Transplantes de Órgãos. O médico Luiz Henrique Stéfano coordena a comissão.

Vale lembrar que a Santa Casa de Marília faz transplantes renais há 36 anos e somente este ano já foram 14 procedimentos realizados no hospital mariliense, que está entre os cinco maiores centros de transplantes de rim do Estado de São Paulo.

Atualmente, 293 pacientes transplantados fazem acompanhamento na Santa Casa de Marília. Cerca de 2.200 sessões de hemodiálise e aproximadamente 100 diálises peritoniais são realizadas mensalmente no hospital, que é referência em Nefrologia no interior do Estado.

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

7 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

16 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

16 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.