A Santa Casa de Marília recebeu a certificação de Acreditação Hospitalar Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), após cumprir os padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada. O reconhecimento foi concedido depois de avaliação realizada por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e por equipe de avaliadores habilitados pela ONA, segundo informou a própria entidade.
A entrega oficial da certificação ocorreu no dia 21 de janeiro de 2026, na sede regional da Associação Paulista de Medicina (APM), a Casa do Médico. A acreditação Nível 1 avalia principalmente a segurança do paciente e a qualidade da assistência, considerando os recursos disponíveis e a complexidade dos serviços oferecidos pela instituição.
De acordo com o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação reconhece que a organização atende aos padrões exigidos pela metodologia. “A acreditação da Santa Casa de Marília é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, afirmou.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, destacou que a conquista incentiva a instituição a buscar níveis mais elevados. “Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida, o que nos motiva ainda mais a alcançar a acreditação em excelência, nível 2 ou até o nível 3. Nossos funcionários continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, disse.
A cerimônia foi conduzida pela diretora executiva do Instituto Brasileiro para a Excelência em Saúde (Ibes), Vivian Giudice, que ressaltou o trabalho desenvolvido pela instituição. “O Grupo Ibes está honrado em conceder essa Acreditação à Santa Casa de Marília, que há muito tempo vem aprimorando seus processos e estrutura. Os resultados gerados foram consequência desse árduo trabalho. Com sua qualidade de gestão e de assistência externamente reconhecidas, a Santa Casa de Marília passa a ser modelo para as demais organizações de saúde da região e integra o grupo das únicas 32 Santas Casas Acreditadas no Brasil pela metodologia ONA”, declarou.
O superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, afirmou que a acreditação reforça o compromisso institucional com a segurança e a qualidade. “Esta certificação da Santa Casa de Marília no programa da ONA representa muito mais do que um reconhecimento técnico, é a celebração de uma jornada construída com liderança forte, corpo clínico altamente especializado e processos de cuidado rigorosamente definidos. Trata-se de um marco que reafirma o nosso compromisso com a segurança do paciente, qualidade assistencial e gestão responsável”, afirmou.
Segundo a coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente da Santa Casa de Marília, Flávia Lima, o resultado é fruto do envolvimento coletivo. “O nosso sonho está se tornando realidade graças ao empenho de todos e a retaguarda da direção. O meu muito obrigado a todos vocês pelo empenho. Vamos continuar firmes no propósito de avançar ainda mais, sempre em busca da excelência na assistência em saúde”, disse.
A médica da Oncologia e do Programa da Qualidade do hospital, Lia Rachel Gaspari, ressaltou que a preocupação com a segurança do paciente é antiga na instituição. “Sempre fiz questão de me envolver neste processo com o objetivo de poder ajudar a nossa instituição a alcançar os seus objetivos de garantir um atendimento com cada vez mais qualidade”, afirmou.
O diretor de Relações Institucionais da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), Antônio de Pádua Chagas, também comentou a conquista. “O nosso presidente Edson Rogatti tem dito muito aos dirigentes de Santas Casas para investirem em qualidade nos processos e segurança do paciente. Só tenho que parabenizar esta grande conquista da Santa Casa de Marília”, declarou.
Fundada em 1929, a Santa Casa de Misericórdia de Marília é hospital filantrópico de grande porte e referência regional para o Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo 62 municípios do Centro-Oeste Paulista. Atualmente, realiza cerca de 70% de seus procedimentos pelo SUS e mantém serviços de média e alta complexidade em diversas especialidades médicas, segundo dados da própria instituição.
Veículo teve o vidro traseiro estilhaçado (Foto: Divulgação) A residência da secretária municipal de Infraestrutura…
Equipes atuam em regime especial, com frentes de trabalho também aos fins de semana (Foto:…
Um homem de 38 anos, condenado de forma definitiva — sem possibilidade de novos recursos…
Estudos desse tipo fazem parte da rotina da gestão do tráfego urbano (Foto: Divulgação) Após…
Rafael Pascon está preso em Gália (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A audiência de instrução do…
Marília recebeu boa pontuação e ficou em 81º lugar em ranking nacional (Foto: Alcyr Netto/Marília…
This website uses cookies.