Categories: Marília

Santa Casa cria auditoria médica para reduzir custos

Cirurgião Vascular, Médico do Trabalho, especialista em Perícia Médica e Auditoria do SUS (Sistema Único de Saúde), Mario Luiz Furlanetto coloca à disposição da Santa Casa de Marília seus 34 anos de experiência na medicina para um novo desafio: coordenar o serviço de auditoria médica do hospital, que acaba de ser criado para reduzir custos e melhorar a política de consumo racional. O especialista já começou a trabalhar e foi apresentado oficialmente pela diretoria.

Ele explica que a auditoria é uma atividade que respeita a autonomia profissional e os preceitos éticos que ditam as ações e relações humanas e sociais, porém busca otimizar recursos. “O auditor exerce suas funções tornando-se um agente de mudanças. Os custos hospitalares vêm crescendo em todo o mundo com certa proporção, pedindo a realização de estudos os quais visam a sua racionalização e contenção”, esclarece o médico.

Formado em 1980, desde 1983 Furlanetto faz parte do corpo clínico da Santa Casa. É também médico do trabalho, foi auditor do SUS na Secretaria Municipal de Saúde, perito médico previdenciário do INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) por 32 anos, dos quais 14 chefiou a Sessão de Saúde do Trabalhador. Tem título de especialista em Perícia Médica e pós-graduação em Direito Previdenciário.

“Fiquei lisonjeado pelo convite, pois a Santa Casa foi o hospital onde mais atuei como médico. Acredito que a proposta veio como um reconhecimento da instituição à seriedade que sempre procurei trabalhar e pelo conhecimento que busquei como auditor. O meu aceite é um agradecimento por tudo isso”, disse Furlanetto, durante a apresentação.

O diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Santa Casa, enfermeiro Márcio Mielo, deu as boas vindas ao médico auditor durante reunião do colegiado, encontro quinzenal de gerentes, encarregados e lideranças. Ele destacou o avanço da política interdisciplinar e afirmou que a instituição irá ganhar muito, com o novo serviço. “O auditor não está aqui para punir ou para criticar o trabalho de ninguém. A autuação é propositiva, visando a qualidade”, defendeu.

Não é possível, segundo Furlanetto, quantificar em números a economia que um auditor pode gerar em uma instituição, porém, os números são apenas consequências de um trabalho que vai além.

“Um bom serviço de auditoria tem como meta minimizar os custos, evitando o uso indevido de insumos hospitalares e especialmente o retrabalho. Temos que lembrar que a redução destas despesas, principalmente em um hospital filantrópico, pode gerar mais eficiência e maior número de atendimentos, já que os recursos são escassos”, acredita o auditor.

 

Marília Notícia

Recent Posts

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

30 minutos ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

1 hora ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

2 horas ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

2 horas ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

5 horas ago

This website uses cookies.