Categories: Marília

Santa Casa apresenta situação econômica para o Poder Legislativo

Milton Tédde apresenta números da Santa Casa (Foto: Divulgação)

A provedoria e a diretoria administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Marília apresentaram nesta segunda-feira, dia 20, a estrutura administrativa e a atual situação financeira do hospital filantrópico aos vereadores Marcos Rezende (PSD), Sônia Tonin (PSC), Luiz Eduardo Nardi (PR), Silvio Harada (PR) e José Bassiga Goda (PHS).

As informações foram transmitidas pelo provedor da unidade hospitalar Milton Tédde, superintendente da Santa Casa Kátia Ferraz Santana, diretor de gestão e desenvolvimento institucional Márcio Mielo e pelo diretor administrativo-financeiro Sérgio Stopatto Arruda.

Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia mantém atendimento de média e alta complexidade para pacientes de Marília e da região. São 186 leitos, sendo 39 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Dos leitos da UTI, 21 são para o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e, ao todo, são disponibilizados para o sistema público 112 leitos. Integram os leitos da UTI os setores geral, cardiológico, neonatal, pediátrico e queimados. São realizadas mil internações por mês e o setor ambulatorial do hospital filantrópico responde a 10 mil atendimentos mensais. O corpo clínico é composto por 355 médicos. O hospital realiza 900 cirurgias por mês e, neste mesmo período, são desenvolvidas 2.200 sessões de hemodiálise.

Na avaliação do vice-presidente do Poder Legislativo, Marcos Rezende, a Santa Casa demonstrou em números e informações a eficiência administrativa, além de competência de gestão. “Temos orgulho de Marília possuir uma instituição como esta, que realiza uma audiência de extrema importância, abrindo todas as informações para o Poder Legislativo. A Santa Casa de Misericórdia está de parabéns”, ressaltou Marcos Rezende.

A vereadora Sônia Tonin ponderou que as explanações permitiram ampliar a visão da atual situação da Santa Casa diante do Sistema Único de Saúde, principalmente apresentado detalhes técnicos de como a verba é gerida. A vereadora destacou a condução transparente da gestão na unidade hospitalar e mencionou que a população cobra dos vereadores informações sobre a situação da saúde em Marília. “A Santa Casa, nesta manhã, praticamente abriu as contas para o Poder Legislativo, apresentou todos seus serviços e forneceu informações essenciais. O que lamentamos é a questão da tabela SUS não estar atualizada em seus custos. Observo que este sistema precisa, urgentemente, de uma reforma, justamente para garantir mais recursos para custear a saúde de nossa população”, salientou.

O vereador Silvio Harada também elogiou a iniciativa da Santa Casa e ponderou que a história do hospital filantrópico se confunde com a história de Marília e com a história de vida de muitos marilienses. “A audiência esclareceu vários detalhes numéricos. Todos sabem que a saúde no Brasil está um caos. Não só na saúde, mas vivemos um caos na segurança e na educação. Estamos passando por dificuldades, as mais graves possíveis. Na falta de um apoio maior do governo federal, do governo estadual, sobra para o governo municipal que, espremido, convive com o déficit. Acompanhamos o esforço, todo o amor desta diretoria com a Santa Casa”.

No mês passado Santa Casa de Marília, os hospitais Universitário e Espírita (HEM) e a Maternidade Gota de Leite aderiram ao movimento nacional ‘Acesso à Saúde: Meu Direito é um dever do Governo’, que denuncia as dificuldades enfrentadas pela rede de atendimento e as consequências de um provável colapso justamente por graves falhas orçamentárias do SUS.

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

23 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

24 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

34 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

36 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

1 hora ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.