O agente literário do escritor Salman Rushdie fez uma atualização sobre o estado de saúde do autor de Versos Satânicos De acordo com Andrew Wylie, Rushdie estava em um respirador. “As notícias não são boas”, disse. “Salman provavelmente perderá um olho; os nervos de seu braço foram cortados; e seu fígado foi esfaqueado e danificado”, completou o comunicado.
A polícia de Nova York identificou o agressor de Salman Rushdie como Hadi Matar, um homem de 24 anos, que permanece sob custódia, segundo declarou a polícia estadual de Nova York nesta sexta-feira, 12, em uma coletiva de imprensa para dar detalhes do ataque em Chautauqua, noroeste do estado de Nova York, nesta manhã.
O jovem é um residente de Fairview, Nova Jersey, disse o porta-voz da polícia, que estava falando de Jamestown, a cidade de Nova York. Neste momento “não temos indicação de um motivo” para a agressão, disse o porta-voz.
Ele acrescentou que Matar esfaqueou Rushdie pelo menos uma vez no pescoço e uma vez no abdômen, e que o escritor “ainda está em cirurgia” em um hospital em Erie, Pennsylvania, mas sua condição não é conhecida. Os ferimentos do escritor podem ser graves, a julgar pelas várias horas que esteve na sala de cirurgia desde que foi transportado de helicóptero de Chautauqua.
O porta-voz disse que Rushdie foi inicialmente atendido por um médico que estava na plateia da conferência, que também atendeu ao outro orador Henry Reese, que também foi agredido e sofreu ferimentos no rosto, mas que já teve alta.
O escritor foi atacado na manhã desta sexta-feira, 12, no noroeste do estado de Nova York, na cidade de Chautauqua, minutos antes de começar uma palestra. A polícia identificou o agressor como Hadi Matar, 24 anos, de Fairview, em New Jersey. Ele está sob custódia da polícia.
Um repórter da agência Associated Press testemunhou o momento em que homem invadiu o palco da Chautauqua Institution e começar a agredir Rushdie enquanto ele estava sendo apresentado. O autor caiu no chão no mesmo instante e o homem foi controlado
Segundo a governadora de Nova York, Kathy Hochul, o escritor foi salvo por um policial local. De acordo com Hochul, “ele está vivo” e “sendo cuidado conforme necessário”. A governadora veio a público fazer uma declaração cerca de duas horas depois do ataque. “Foi um policial estatal que se levantou e salvou sua vida, o protegeu e ao moderador (da conferência)”, disse.
Rushdie se tornou um inimigo público do Irã em 1988, quando sua obra Versos Satânicos foi proibida. Era o regime de Khomenei e suas palavras foram consideradas uma blasfêmia. Um ano depois, o aiatolá Ruhollah Khomeini emitiu uma fatwa pedindo a morte de Rushdie. O Irã também ofereceu também mais de US$ 3 milhões em recompensa para quem matar Rushdie. (Com agências internacionais)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.