Ao contrário do que muitos pensam, atualmente já não é mais o comércio que oferece a maior parte dos empregos temporários formais em Marília. Segundo especialistas em recursos humanos, há ainda mais oportunidades nas áreas de serviços e na indústria.
A tradicional distribuição de currículos nas lojas ainda ocorre, mas segundo especialistas, tem surtido cada vez menos efeito. É preciso estar atento a outras oportunidades.
A psicóloga Juliana Metódio, que trabalha com contratação de trabalhadores, concorda com essa análise, principalmente quando se trata de um emprego temporário com carteira assinada.
De acordo com ela, o comércio local admite funcionários para empregos de final de ano, mas isso muitas vezes ocorre na modalidade informal – ou seja, sem a devida vinculação empregatícia.
Juliana também destaca que nesta época do ano também surgem muitas oportunidades na modalidade freelancer em bares e restaurantes.
“Há também um aumento nos supermercados, com o pessoal que trabalha como promotor de vendas e com contrato regular”, afirma a psicóloga.
Ela também dá dicas para quem quer conseguir uma dessas vagas de emprego temporário e afirma que para esse tipo de cargo “não é exigida tanta experiência”.
“As estratégias para contratação são praticamente as mesmas para o cargo CLT. Fazer um currículo adequado e ficar atento às divulgações de vagas”, orienta Juliana.
Equipe analisa perfis, para indicação a entrevistas; setores que estão em relargada oferecem oportunidades (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)
ONDE ESTÃO AS VAGAS?
Para os meses finais de 2021 e início de 2022, é preciso ficar atento aos setores que levaram mais tempo para flexibilização depois da pandemia.
A analista de Recursos Humanos Jéssica David Valu, que trabalha em uma empresa de recrutamento da cidade, cita, por exemplo, o setor de eventos.
“E tem uma ampla variedade de segmentos que estão associados, como o de beleza, de serviços especializados, como buffets, áudio e vídeo, infraestrutura para festas. As confraternizações estão voltando”, reforça.
No comércio, conta Jéssica, ainda não foi observado o surgimento das vagas temporárias. “Esta semana tivemos duas contratações, nesse perfil, mas acreditamos que deve aquecer um pouco a partir de meados do próximo mês”, estima.
É quando o consumidor estará com mais recursos, em função do 13º salário. Mas ainda há incertezas sobre o desempenho do varejo, por isso a dica é “pensar fora da caixa”.
APOIO LOGÍSTICO
Em por falar em caixas e pacotes, quem promete empregar – ou gerar oportunidades de contratos de prestação de serviço – é o setor de apoio logístico. Uma série de serviços são puxados pelo aumento das vendas online; das embalagens, desenvolvimento e aprimoramento de lojas virtuais às entregas.
“A tecnologia, em geral, está em alta. E temos até uma boa notícia, para quem se identifica com essa área: não são vagas temporárias. O trabalho pode até aumentar um pouco no final do ano, com os presentes, mas muitas vagas são permanentes”, acrescenta Jéssica.
DICAS
O Marília Notícia colheu com as especialistas algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de conseguir ou consolidar o job temporário.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.
Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…
Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…
Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…
Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…
Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
This website uses cookies.