O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) intensificou a fiscalização para evitar o uso abusivo da água. Lavar calçadas, quintais e carros com mangueiras podem gerar multas de até R$ 876.
O nível do Córrego do Barreiro está muito abaixo no normal. Sem chuvas suficientes para recuperar a crise hídrica gerada pelos longos períodos de estiagem, hoje o principal manancial da cidade opera com uma vazão média de 150 metros cúbicos por hora, ou seja, 30% da capacidade registrada nos últimos anos. Esta situação preocupa e coloca em alerta o SAAE.
O último registro de chuva na cidade foi dia 28 de outubro, com 16,5 milímetros de água. De lá para cá as altas temperaturas e o consumo têm exigido da Estação de Captação e Recalque B1 verdadeiros malabarismos para manter o abastecimento no município.
Segundo o SAAE, não fosse a captação subterrânea do Sistema Aquífero Guarani, Garça já estaria vivendo uma crise sem precedentes.
No entanto, a vazão captada pelo poço, de 200 metros cúbicos/hora é insuficiente para atender toda a cidade.
“Se não houver um consumo consciente, racional e sem desperdícios, teremos sérios problemas daqui para frente. Atualmente, estamos no período seco, o volume de chuva é muito pequeno e o que chove está abaixo da média”, afirma o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim.
Apesar de o SAAE ainda não falar em rodízio ou racionamento da água, a situação já é alarmante. As águas superficiais dos rios, córregos e minas que abastecem a cidade estão secando.
O objetivo do SAAE não é multar os munícipes, mas continuar oferecendo água de qualidade a todos. Para que isto aconteça, é preciso contar com a colaboração de todos no uso consciente da água.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.