Marília

Rock inspira adeptos do estilo musical em Marília

Gustavo Feijão em apresentação da banda Poderoso Chefão (Foto: Arquivo Pessoal)

O som da guitarra, da bateria e muita personalidade. Elementos que remetem ao bom e velho rock n’ roll, cujo dia é celebrado neste 13 de julho. Mas o gosto pela música vai muito além do som “pesado” dos metais e pode significar um estilo de vida.

Aliás, com o passar das décadas, o estilo revolucionário inovou não só o mercado musical, como também a cultura mundial, comportamentos e a moda.

A data foi instituída como Dia Mundial do Rock porque marcou a apresentação do Live Aid, em 1985, um megaevento mundial, realizado simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (EUA), pelo fim da fome na Etiópia.

O evento contou com a apresentação de grandes artistas, como como Queen, BB King, Phil Collins, Mick Jagger, Madonna, Keith Richards, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2 e outros.

PAIXÃO DE FAMÍLIA

Em Marília, Gustavo Feijão, guitarrista e um dos vocais da banda Poderoso Chefão, conta que a paixão pela música vem de berço. “Minha mãe curtia Queen, Beatles, então isso sempre me influenciou. Mas o que me impactou foi quando ouvi Guns n’ Roses na adolescência. Foi algo que mudou minha vida. Sempre gostei muito de cinema e de música, e o rock era minha trilha sonora”, conta.

Aos 25 anos, Feijão decidiu aprender a tocar guitarra e, em 2002, foi para a banda. Paralelamente a isso, também trabalha como professor de história, função que exerce desde 1999. Mas se engana quem acredita que o rock só faz parte do trabalho musical.

“Sempre usei clipes de música como do Pink Floyd, por exemplo, para traduzir momentos da história. Usei músicas de bandas de rock nacionais e internacionais para poder ilustrar minhas aulas. Querendo ou não, acabei influenciando muitos alunos a fazerem faculdade de história ou se tornarem músicos”, lembra.

O estilo musical se tornou inspiração e motivação para viver. “Eu acordo pensando em rock and roll. Não consigo desvincular a minha essência do rock. É como meu oxigênio. No ano passado, quando fiquei internado com Covid, algo que me motivava era pensar em poder voltar a tocar com a minha banda”, destaca Feijão.

ENCONTRO DO ROCK

Leni e Ricardo, organizadores do Encontro do Rock em Marília (Foto: Arquivo Pessoal)

Rosilene Tesserolli Verceloni Martins, a Leni, e o marido Ricardo Verceloni Martins organizam o Encontro do Rock em Marília há mais de dez anos. O rock os uniu no casamento e no trabalho.

“Nos conhecemos exatamente por ter os mesmos gostos e amigos em comum. O rock não só pra mim, mas para todos os amantes dessa vertente. É estilo de vida, cultura e atitude. Sempre curti na juventude. Tenho um irmão em São Paulo que é vocalista da banda Firebox”, comenta Leni.

Sobre a possibilidade de organizar o Encontro, ela afirma que é uma grande realização: “Eu amo. Além de trabalhar e ouvir o que gosto, tenho a oportunidade de conhecer muitas bandas, não só de Marília, mas de toda a região. Falo por experiência, temos tantas bandas ótimas, que não deixam nada a desejar para essas que fizeram e fazem sucesso até hoje.”

Estilo que veio para ficar, o rock nas mais diferentes vertentes segue ganhando adeptos por todo o mundo. O estilo continua quebrando regras por uma sociedade mais autônoma e menos conservadora, com revolução de pensamento através das mais variadas letras. Ato de resistência é um dos significados deste estilo tão amados por uns e odiado por outros.

Fato é que – amado ou odiado – o bom e velho rock n’ roll esteve, está e vai estar presente no gosto de dezenas de milhares ao longo dos séculos.

Michele Correia

Recent Posts

Tupã conclui nebulização em escolas para reforçar combate ao Aedes aegypti

Ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Tupã concluiu…

5 horas ago

Copa Tupã de Futsal terá abertura em fevereiro e reunirá 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes anunciou a realização da Copa Tupã de Futsal 2026, cuja…

5 horas ago

Janeiro Branco leva caminhadas de conscientização à Pompeia e Paulópolis

Ações buscam estimular o diálogo, o autocuidado e a participação coletiva na promoção do bem-estar…

5 horas ago

Marília espera 1.400 alistamentos militares e prevê 100 convocados em 2027

Alistamento pode ser realizado pela internet (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília e a Junta…

5 horas ago

Ganha Tempo faz plantão neste sábado para atendimento exclusivo do IPTU

Iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços (Foto: Divulgação) O Ganha Tempo realiza…

5 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

5 horas ago

This website uses cookies.