Marília

Rivalidade entre vereadores vira bate boca e troca de farpas

Vereador Zé Luiz pediu para sair da mesa (Foto: Divulgação)

O vereador José Luiz Queiroz (PSDB) entregou nesta terça-feira (22) seu cargo de 4º secretário na mesa diretora da Câmara de Marília, que tinha nomeação válida até o final do ano que vem.

O tucano alega “incompatibilidade com a forma como a presidência vem conduzindo os trabalhos do Parlamento Municipal”.

A saída da função vem um dia após uma discussão na sessão da Câmara desta semana entre Zé Luiz e o presidente do Legislativo, vereador Marcos Rezende (PSD), que foi acusado de atuar como líder do Executivo – função que ocupava antes de chefia a Casa de Leis e agora está desocupada formalmente.

A polêmica começou após Rezende fazer um requerimento verbal para inclusão na ordem do dia da próxima sessão ordinária, na semana que vem, de um polêmico projeto de lei que autoriza a Prefeitura a fazer um empréstimo de até 23 milhões – que já foi votado, aprovado e precisa de correções.

Zé Luiz afirma que o presidente da Câmara tem tomado “reiteradas atitudes antidemocráticas” que seriam desprovidas de “qualquer traço de imparcialidade institucional” e que visam “apequenar o Poder Legislativo”.

Rezende

Marcos Rezende retrucou o tucano (Foto: Divulgação)

Via assessoria de imprensa da Câmara, Rezende se manifestou sobre as declarações de Zé Luiz. “Nossa condução dos trabalhos do Legislativo tem sido marcada pela democracia, pelo diálogo e sempre pela obediência às normas regimentais”, disse o presidente.

Zé Luiz, que preside a Comissão de Finanças e Orçamento teria se posicionado contrário ao projeto de empréstimo em um parecer, mas acabou derrotado pelos demais membros do colegiado.

“Esta Presidência entende que, ser voto vencido em uma Comissão não é motivo para renúncia, uma vez que todos somos adultos, representantes eleitos democraticamente pela população e temos o dever de respeitar a vontade da maioria, em qualquer situação”, continuou Rezende.

“No Plenário, somos treze vereadores: algumas vezes saímos derrotados, em outras conseguimos aprovar nossos projetos, mas nunca abandonamos nossos deveres e responsabilidades como faz o Vereador, por conta de derrotas ou porque as coisas não caminham como ele acha que deveriam caminhar, afinal, ninguém é dono da verdade”, concluiu o parlamentar do PSD.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

7 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

7 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

13 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

13 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

13 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

13 horas ago

This website uses cookies.