Brasil e Mundo

Rio de Janeiro corre risco de perder socorro fiscal

No cargo desde sexta-feira, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, liminarmente, afastar o governador Wilson Witzel (PSC) por suspeitas de corrupção, o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), poderá enfrentar, já na primeira semana de trabalho, o risco de um “colapso na prestação de serviços públicos” por falta de recursos.

Esta é a avaliação do secretário de Estado de Fazenda, Guilherme Mercês, caso o Rio deixe o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), socorro criado pelo governo federal em 2017.

Nas primeiras agendas de trabalho, Castro – que também foi alvo de mandados de busca e apreensão na operação que afastou Witzel – se reuniu com autoridades da área de segurança pública e com o secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet.

A questão do RRF é urgente. O plano de recuperação fiscal do Rio completa três anos no próximo dia 5, e o governo fluminense luta com o governo federal para se manter no regime. O Rio foi o único Estado a aderir ao RRF, criado como saída para os governos estaduais em dificuldades financeiras. Pelas regras do RRF, o Estado enquadrado faz um plano de recuperação com uma série de medidas de ajuste fiscal, como elevação da contribuição previdenciária dos servidores. Em troca, o pagamento das dívidas com a União, ou garantidas por ela, é suspenso.

Mercês estimou que o Rio poderá ser obrigado a pagar R$ 10 bilhões em dívidas com a União, ainda este ano, caso não seja mantido no RRF, diante de um rombo nas contas que já era estimado em R$ 25 bilhões. A Fazenda estadual trabalha num pedido formal de prorrogação do plano até 2023. O governo fluminense está numa disputa com o Ministério da Economia sobre a necessidade legal de prorrogar o plano. O Conselho de Supervisão do RRF, vinculado ao ministério, informou que, se o Rio não entrar com um pedido formal de prorrogação até o próximo dia 4, “o regime se encerrará por decurso de prazo no dia 5 de setembro de 2020”.

Agência Estado

Recent Posts

Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido

Projeto de Parque Linear visa ocupação de parte do antigo pátio da estação ferroviária (Arte:…

2 horas ago

Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores

Casa abandonada na zona norte de Marília (Foto: Marília Notícia) A rotina dos moradores da…

3 horas ago

Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília

Uma ação integrada de fiscalização em adegas resultou na prisão de um procurado pela Justiça,…

5 horas ago

Operação Cata Treco atende bairros da zona oeste de Marília na segunda

Operação Cata Treco percorrerá bairros da zona oeste (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília dá…

6 horas ago

Prefeitura de Marília firma convênio com Unesp para fortalecer alfabetização

Parceria prevê o rastreio das habilidades preditoras da alfabetização de aproximadamente 3.600 alunos (Foto: Divulgação)…

6 horas ago

A Prefeitura de Marília realiza neste sábado (7) o 'Dia D de Vacinação contra a…

6 horas ago

This website uses cookies.