Marília

Residente do ABHU faz parto em ambulância

Médico Eduardo de Souza Marques, que faz residência na Unimar (Universidade de Marília) faz segundo parto em unidade móvel no intervalo de 12 meses.

O médico residente do HBU (Hospital Beneficente Unimar), em Guaimbê, Eduardo de Souza Marques tem o dom para fazer partos em situações inesperadas e ambientes “diferentes”. Pela segunda vez em 12 meses Marques fez um parto no interior de uma ambulância, quando a parturiente estava dando entrada no PS (Pronto Socorro) de Lins.

Segundo o profissional, a situação começou quando, num fim de semana, a então gestante Tamires Ribeiro Brado, com 38 semanas de gravidez, procurou o PA (Pronto Atendimento) de Guaimbê. “Ela foi examinada e verificamos que ela apresentava dilatação total e a bolsa estava íntegra”, relata o residente.

Como ela era conveniada, foi providenciado o encaminhamento para Lins, onde seria realizado o parto. O motorista Marcelo Nakata conduziu a ambulância, que levou a gestante, o médico e a enfermeira Ana Cristina Kasai Rodrigo.

O trajeto de Guaimbê até Lins foi tranquilo, sem qualquer intercorrência. Porém, chegando ao PS (Pronto Socorro) de Lins, Tamires entrou em trabalho de parto, com o rompimento da bolsa espontânea, ainda no interior da ambulância. Marques é residente em ginecologia e assumiu a responsabilidade de fazer o parto, uma vez que na instituição de saúde linense havia apenas um clínico geral.

“Eu e a enfermeira demos início aos procedimentos, sendo que verificamos que a bebê já estava nascendo. Em seguida, fizemos o “clampeamento” (corte do cordão umbilical) e a retirada da placenta”, relatou. Em seguida a bebe, que recebeu o nome de Luna Rafaela, pesou 3,7 kg e 50cm de tamanho, foi encaminhada ao PS, para observação. A mãe também ficou bem de saúde e foi encaminhada ao mesmo local.

HISTÓRICO / Marques é residente do HBU na área de ginecologia e está se tornando quase um “especialista” em fazer parto em situações diversas. Há cerca de um ano ele passou pela mesma situação em Marília.

Ao atender uma parturiente e encaminhá-la para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte, a gestante entrou em trabalho de parto. “Naquela ocasião foi mais simples, já que a UPA dispõe de estrutura melhor para fazermos esse tipo de procedimento”, explicou.

Amanda Brandão

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

6 horas ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

7 horas ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

7 horas ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

7 horas ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

7 horas ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

7 horas ago

This website uses cookies.