Marília

Relatos de abusos sexuais em Marília ‘explodem’ no twitter

A rede social Twitter foi utilizada nesta quarta-feira (27) para denúncia sobre abusos sexuais por milhares de moradoras de Marília e mulheres que não são da cidade, mas se identificaram com os casos.

A hashtag “#exposedMarilia” ficou no ranking dos dez  tópicos mais comentados do Twitter, entre o final da manhã e início da tarde. Parte dos relatos estão sendo repostados em uma página do Instagram, [clique aqui].

O assunto teve mais de 11 mil posts e foi impulsionado por muitos seguidores da cantora Marília Mendonça. A própria artista também comentou a questão.

É comum o uso da hashtag “exposed” (termo em inglês para exposto ou expor) no Twitter, acompanhada do nome de uma cidade, para encorajar mulheres a denunciarem episódios de violência sexual.

Entretanto, a rede social classificou o assunto como “sertanejo” – o que levou internautas a acharem que a tag remetia a algo sobre a cantora.

A artista escreveu sobre a confusão, em tom bem humorado. “Eu vi #exposedMarilia e pensei: AI MEU DEUS, e agora? descobriram que eu furei a dieta e tô bebendo vinho todo dia!”.

Post da cantora após perceber que não era ela o assunto (Imagem: Reprodução Twitter)

Além de alguns – poucos – posts criticando o tamanho da repercussão, as publicações com essa hashtag trazem relatos de abuso sexual com diferentes níveis de detalhamento. Muitos relatos de relacionamentos abusivos, mas também de encontros desagradáveis e até violência física e sexual por desconhecidos.

As jovens contam histórias de quando foram beijadas à força, molestadas por um parente, assediadas por um amigo, entre outras situações.

“Já passei por situações péssimas…Um dia voltando do carnaval voltei de ônibus lotado eu e minhas amigas, sentei nas últimas cadeiras do ônibus e nisso dois homens que estavam atrás começaram a passar a mão nas minhas costas e puxar o meu cabelo”, escreveu uma internauta.

Outra disse: “Caramba, dá vontade de chorar vendo os relatos do #exposedMarilia. É literalmente a minha cidade e eu NÃO FAZIA IDEIA de tudo que rolava por aqui. Eu tô simplesmente sem palavras”.

“Cada caso que vocês relatam nesta tag é como se fosse um tapa na cara. Pra mim, não existe violência maior do que o abuso, seja físico ou psicológico, e vir aqui expor isso para todos, inclusive seus próprios seguidores, é de uma coragem sem tamanho”, postou mais uma usuária.

Caso de polícia 

A delegada titular de Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Viviane Yoneda Sponchiado, disse que não recebeu denúncias recentes sobre casos de abuso sexual, mas explicou que é possível abrir uma investigação com os relatos postados no Twitter.

“Na investigação a polícia usa prints de conversas e posts nas redes sociais, mas é fundamental que a vítima faça a denúncia”, orientou a delegada.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

4 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

4 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

4 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

4 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

4 horas ago

This website uses cookies.