Marília

Saúde aponta 1275 casos de dengue e 369 suspeitas

Nebulização em bairro da zona Oeste; inseticida elimina apenas mosquitos adultos, quem elimina as larvas são os moradores (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Marília ainda não apontam, com segurança, a redução dos casos de dengue na cidade, semana a semana. Entre os dias 28 de maio e 4 de junho foram confirmados dois casos. Isso por causa do volume de exames aguardados.

No total, o município já registrou 1.275 vítimas da dengue somente este ano. Há ainda 369 suspeitas sob investigação. É o segundo ano consecutivo de epidemia na cidade, após baixa incidência em 2017 e 2018.

Conforme dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, até a 23ª semana epidemiológica de 2019 – calendário definido pela Saúde – o município tinha um total de 2.446 casos. É quase o dobro do total deste início de junho.

Apesar disso, autoridades em Saúde tem reforçado o alerta e fazem ressalva. O número de casos semana a semana são ajustados, já que muitos casos suspeitos são de algumas semanas atrás e ainda há muitas notificações recentes.

Levantamento do Marília Notícia mostrou que, entre 645 municípios de São Paulo, até meados de maio Marília era o 31º com maior número de casos em números absolutos.

Esta semana a Secretaria da Saúde deu início, pela zona Oeste da cidade, à nebulização. O inseticida é pulverizado em ultrabaixo volume (UBV) no efeito conhecido popularmente como fumacê.

Resultados

O protocolo para esse tipo de trabalho, que só é feito em casos excepcionais e foi autorizado esse ano em Marília em função da pandemia do novo coronavírus, prevê que só pode ser feita nebulização em áreas onde já foi feita a busca ativa dos criadouros.

A técnica não pode ser usada se os agentes não tiverem feito buscas e eliminado os criadouros em pelo menos 70% dos imóveis.

Os especialistas consideram ineficaz e inapropriada a nebulização em locais que ainda estão com larvas do mosquito, uma vez que a área será rapidamente “repovoada” de insetos e a intervenção não terá resultados efetivos para a população.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

50 minutos ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

53 minutos ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

56 minutos ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

3 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

3 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

4 horas ago

This website uses cookies.