Política

Regina Duarte criticou a indicação de Roberto Alvim em 2019

Convidada pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial de Cultura, a atriz Regina Duarte criticou no ano passado a indicação do dramaturgo Roberto Alvim para o posto. “Quem me conhece sabe que, se eu pudesse opinar, teria sugerido outro perfil. Alguém com mais experiência em gestão pública e mais agregadora da classe artística”, publicou a artista em seu perfil pessoal no Instagram, em novembro do ano passado.

Agora, Regina está cotada para a vaga de Alvim, demitido do cargo após protagonizar um vídeo com referências ao nazismo. Segundo apurou o Estado/Broadcast, plataforma de notícias em tempo real do Grupo Estado, a ideia do Palácio do Planalto é levar um nome de peso, reconhecido no meio cultural, para assumir o posto, nos moldes da indicação de Gilberto Gil para o Ministério da Cultura no governo Lula. Caso Regina não aceite o convite, uma das opções cotadas é o ator Carlos Vereza.

Esta não é a primeira vez que uma atriz que estrelou novelas da Globo é sondada para assumir a Cultura. No governo Sarney, Fernanda Montenegro recusou um convite para comandar a pasta, que tinha status de ministério na época.

Lava Jato

Ao longo dos últimos meses, Regina utilizou o perfil no Instagram para manifestar apoio ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e ao coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, procurador Deltan Dallagnol. “Somos todos Sérgio Moro”, publicou a atriz.

Se por um lado endossa as investigações de um esquema bilionário de corrupção na Petrobras, Regina ataca o Supremo Tribunal Federal (STF) em suas redes sociais. “STF. Guardião da Constituição ou da impunidade?” e “Lava Jato está correndo perigo nas mãos do STF” foram alguma das publicações no perfil da artista.

Ela também criticou os votos proferidos pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e pela ministra Rosa Weber contra a execução antecipada de pena, que permitiram que o tribunal derrubasse a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância – a medida foi considerada um dos pilares da Lava Jato no combate à impunidade. O resultado abriu caminho para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse colocado em liberdade.

“Votou contra o Brasil. Lástima” e “Rosa Weber vota contra o Brasil”, escreveu Regina.

Em alinhamento com Bolsonaro, Regina já se mostrou favorável à flexibilização da posse de armas, uma das bandeiras eleitorais do presidente. “Se o registro de novas armas aumentou 50% em 2019, não deveria haver uma explosão de homicídios, como previam os ‘especialistas’ da extrema-imprensa? Ao invés disso, houve uma redução de 22% dos homicídios”, diz a publicação compartilhada por Regina.

Em meio à polêmica com a retirada da divulgação de filmes brasileiros da sede e da página oficial da Ancine, a atriz usou o perfil para publicar cartazes de produções nacionais, como “Deus e o diabo na terra do sol”, Tropa de Elite” e “Carlota Joaquina”, marco da retomada do cinematografia nacional.

A atriz ainda criticou o documentário “Democracia em vertigem”, de Petra Costa, indicado ao Oscar na última segunda-feira (13), que retrata a queda de Dilma Rousseff. “A verdadeira história sobre o impeachment foi feita por milhões de brasileiros nas ruas e Oscar nenhum vai reescrever nossa História”, postou Regina.

Em 17 de dezembro, Regina publicou no Instagram um artigo da colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, que lamentava o fim da TV Escola. “O triste fim da TV Escola”, era o título do texto da colunista.

Financiamento

Em 2016, a peça “A visita da velha senhora”, estrelada por Regina, tentou captar cerca de R$ 2 milhões via Lei Rouanet, dispositivo que tem sido alvo de duras críticas do presidente Jair Bolsonaro. Mas o sistema do Ministério da Cultura informa que nenhum valor foi efetivamente captado para financiar o projeto.

Marília Notícia

Recent Posts

Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor

A Polícia Militar de Marília procura um homem em situação de rua suspeito de invadir…

20 minutos ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

37 minutos ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe do bilhete e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

39 minutos ago

Garça tem busca em operação contra esquema milionário de contrabando

Carga de cigarro paraguaio em bitrem interceptado pela PRF em novembro (Foto: Divulgação/PRF) Garça foi…

53 minutos ago

Festa de Natal das crianças de Varpa acontece neste sábado em novo local

A Festa de Natal das Crianças do distrito de Varpa, em Tupã, vai ser realizada…

1 hora ago

Prefeitura encerra ciclo de planejamento com 10ª reunião de secretariado

Encontro foi conduzido pelo prefeito Vinicius Camarinha (Foto: Divulgação) A Prefeitura realizou na manhã desta…

6 horas ago

This website uses cookies.