Mais de 18 mil pessoas vivem em Unidades de Conservação (UCs) na região de Marília, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número reflete o desafio da convivência entre a preservação ambiental e a ocupação humana em áreas onde a legislação é mais restritiva.
Em todo o Brasil, são cerca de 11,8 milhões de brasileiros residindo em UCs — o equivalente a 5,8% da população nacional.
Na região de Marília, os municípios com maior concentração populacional em áreas protegidas são Balbinos e Avaí, onde 100% da população vive em Unidades de Conservação — ou seja, 3.887 e 4.483 pessoas, respectivamente.
Outras cidades com altos índices incluem Reginópolis, com 99,35% da população (7.612 pessoas), e Presidente Alves, onde 51,5% dos moradores (1.959 pessoas) estão em UCs. Em Piratininga, o percentual chega a 93,94%, totalizando 14.192 pessoas.
Já em municípios como Duartina (0,84%, com 103 moradores), Pirajuí (2,11%, com 473 pessoas), Gália (1,13%, com 72 moradores) e Assis (0,08%, com 84 pessoas), a presença humana em áreas de preservação é mais reduzida.
Em Marília, polo regional, os dados do IBGE indicam que não há moradores em áreas de conservação ambiental.
As Unidades de Conservação são porções do território nacional instituídas pelo Poder Público com o objetivo de preservar a biodiversidade e os recursos naturais. Elas possuem regras específicas de uso e ocupação do solo, o que pode influenciar diretamente o planejamento urbano, a economia local e os serviços públicos.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…
O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…
Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…
Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…
Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…
Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…
This website uses cookies.