Regional

Região de Marília tem a terceira maior fila de espera por cirurgias

Homem é atendido em mutirão realizado no Hospital das Clínicas (Foto: Divulgação/HCFamema)

O mutirão de cirurgias realizado pelo Governo de São Paulo reduziu em 40,6% a demanda por procedimento eletivo em todo o Estado. Ainda assim, a região de Marília não apresentou queda significativa no quesito redução de necessidade, e mantém o status de terceira maior fila.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, a demanda total era de 538 mil cirurgias e agora está em 319,6 mil procedimentos. Só na região de Marília, 34.745 pessoas ainda aguardam por uma intervenção cirúrgica para melhoria ou solução do problema de saúde.

As ações da pasta atacaram a fila acumulada durante a pandemia, que estava inserida pelos municípios na Central de Regulação do Estado (Cross).

Atendimento garantiu procedimento cirúrgicos a pacientes (Foto: Divulgação/HCFamema)

No início do mutirão, a região de Marília contava com 43.981 pessoas na fila por uma cirurgia. Houve redução de 21% na fila de espera, com a realização de 9.236 procedimentos, sendo que 34.745 ainda aguardam a vez. Foi o segundo menor percentual de redução da fila de espera do Estado, atrás só de Ribeirão Preto (15,60%).

A redução na Grande São Paulo foi de 76,90%, passou de 66.829 na fila para 15.437 pessoas, sendo realizados 51.392 procedimentos.

A região de Bauru, que tinha uma fila menor – total de 39.107 pessoas -, fez 17.324 procedimentos. Ou seja, uma redução de 44,30%, com atualmente 21.783 pessoas na fila de espera.

Diferente do noticiado anteriormente, em Marília, a fila é a terceira maior de todo o Estado e perde apenas para as regiões de Sorocaba e Campinas, que atualmente possuem 71.249 e 48.626, respectivamente, pessoas na espera por procedimento cirúrgico.

Equipe atuou no mutirão (Foto: Divulgação/HCFamema)

MUTIRÃO

Entre os principais procedimentos ofertados no mutirão estão cirurgias oftalmológicas, urológicas, vascular e cirurgia geral.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que tem feito inúmeras ações aos sábados para acelerar a redução das filas. Somente nos últimos quatro fins de semana, foram 33 mil procedimentos entre consultas pré-operatórias, exames e cirurgias.

A iniciativa começou em meados de junho com o pagamento de 100% extra da tabela SUS do Ministério da Saúde para todos os serviços públicos de saúde. Além disso, a pasta estadual ampliou a oferta em todas as suas unidades de administração direta e tem realizada a aquisição de procedimentos na rede privada.

Alcyr Netto

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

6 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

6 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

11 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

11 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

12 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

12 horas ago

This website uses cookies.