Regional

Referência, Garça reúne expositores na 3ª Tecnocafé

Prefeito João Carlos dos Santos (PSD) participa da abertura da feira Tecnocafé (Foto: Assessoria de Imprensa)

Até domingo (1º), o município de Garça, que é referência nacional em café, sedia a terceira edição da Tecnocafé, com expositores e produtores do ramo. A cidade também é considerada um polo de inovação dentro do setor cafeeiro.

De acordo com o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos (PSD), o evento tem entrada gratuita e promove a troca de conhecimento, fortalecendo a economia local ao atrair visitantes e investidores de diferentes regiões. Garça hoje possui o registro de Indicação Geográfica (IG) de seu café.

“A vontade política para que a IG se tornasse uma realidade já aconteceu, já frutificou. Agora, os produtores precisam tocar esse negócio para frente. O café aqui na nossa cidade é maior que a Prefeitura. E os produtores são responsáveis pela história que já passou e pela história que vem pela frente. Fico muito feliz de estar terminando meus dois mandatos como prefeito e saber que a minha contribuição para o fortalecimento e desenvolvimento da cafeicultura foi concretizada”, destacou o chefe do Executivo na abertura da Tecnocafé, que aconteceu nesta quinta-feira (28).

Evento reúne produtores e empresas que apresentam soluções inovadoras para o cultivo e beneficiamento do café (Foto: Assessoria de Imprensa)

A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes da comissão organizadora do evento e autoridades municipais. O secretário municipal de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, falou sobre o acompanhamento de todo o processo de obtenção do IG em Garça, que valoriza os cafés produzidos na cidade e região.

“Desde o início, com a solicitação dos recursos junto ao Governo do Estado em 2018, fizemos todo o levantamento das informações necessárias, como o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) até a homologação da Indicação Geográfica. Tem muitas pessoas que não sabem, mas o café chegou em Garça antes de a cidade existir. Primeiro tivemos o cultivo do café, depois surgiu a cidade. E o café produzido aqui e na região tem uma qualidade superior. A IG só veio corroborar aquilo que nós, da região, já sabíamos”, complementou.

Na edição deste ano, a feira Tecnocafé, que acontece no Lago Artificial J.K. Williams, vai reunir, até domingo, produtores e empresas que apresentam soluções inovadoras para o cultivo e beneficiamento do café. Programação, segundo a assessoria da Prefeitura de Garça, conta com painéis, palestras e demonstrações práticas.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

1 hora ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

1 hora ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

1 hora ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

1 hora ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

1 hora ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

1 hora ago

This website uses cookies.