Regional

Referência, Garça reúne expositores na 3ª Tecnocafé

Prefeito João Carlos dos Santos (PSD) participa da abertura da feira Tecnocafé (Foto: Assessoria de Imprensa)

Até domingo (1º), o município de Garça, que é referência nacional em café, sedia a terceira edição da Tecnocafé, com expositores e produtores do ramo. A cidade também é considerada um polo de inovação dentro do setor cafeeiro.

De acordo com o prefeito de Garça, João Carlos dos Santos (PSD), o evento tem entrada gratuita e promove a troca de conhecimento, fortalecendo a economia local ao atrair visitantes e investidores de diferentes regiões. Garça hoje possui o registro de Indicação Geográfica (IG) de seu café.

“A vontade política para que a IG se tornasse uma realidade já aconteceu, já frutificou. Agora, os produtores precisam tocar esse negócio para frente. O café aqui na nossa cidade é maior que a Prefeitura. E os produtores são responsáveis pela história que já passou e pela história que vem pela frente. Fico muito feliz de estar terminando meus dois mandatos como prefeito e saber que a minha contribuição para o fortalecimento e desenvolvimento da cafeicultura foi concretizada”, destacou o chefe do Executivo na abertura da Tecnocafé, que aconteceu nesta quinta-feira (28).

Evento reúne produtores e empresas que apresentam soluções inovadoras para o cultivo e beneficiamento do café (Foto: Assessoria de Imprensa)

A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes da comissão organizadora do evento e autoridades municipais. O secretário municipal de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa, falou sobre o acompanhamento de todo o processo de obtenção do IG em Garça, que valoriza os cafés produzidos na cidade e região.

“Desde o início, com a solicitação dos recursos junto ao Governo do Estado em 2018, fizemos todo o levantamento das informações necessárias, como o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) até a homologação da Indicação Geográfica. Tem muitas pessoas que não sabem, mas o café chegou em Garça antes de a cidade existir. Primeiro tivemos o cultivo do café, depois surgiu a cidade. E o café produzido aqui e na região tem uma qualidade superior. A IG só veio corroborar aquilo que nós, da região, já sabíamos”, complementou.

Na edição deste ano, a feira Tecnocafé, que acontece no Lago Artificial J.K. Williams, vai reunir, até domingo, produtores e empresas que apresentam soluções inovadoras para o cultivo e beneficiamento do café. Programação, segundo a assessoria da Prefeitura de Garça, conta com painéis, palestras e demonstrações práticas.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

19 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

19 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

19 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

19 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.