Veículo furtado na zona sul de Marília e recuperado pela PM (Foto: Divulgação)
A Secretaria da Fazenda de São Paulo restituiu o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para 24 pessoas em Marília no ano passado. Os moradores da cidade tiveram seus veículos roubados ou furtados e não conseguiram recuperá-los. O reembolso é referente à restituição proporcional do imposto e beneficia os proprietários que haviam pagado o tributo (ou parte dele) quando ocorreu o crime.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Fazenda, 24 pessoas se enquadraram nesta situação em 2022, com a restituição sendo feita somente em 2023. O valor total restituído em Marília foi de R$ 14.068,93.
Em 2022, foram registrados 12 roubos de veículos em Marília. A cidade ainda contabilizou 173 furtos de veículos. A restituição é sempre realizada no ano seguinte à ocorrência de furto ou roubo, normalmente a partir de março.
Como, estatisticamente, a maior parte dos crimes de furtos e roubos de veículos é esclarecida, nem todos recebem a restituição. Em Marília, na maioria das vezes, os criminosos acabam usando os veículos em outros delitos e o bem acaba sendo restituído à vítima e não há necessidade solicitar devolução do IPVA.
A medida garante a dispensa proporcional do pagamento do tributo a partir do mês que aconteceu o fato, a razão de 1/12 (um doze avos) por mês do valor do imposto devido ao Estado, desde que o proprietário tenha registrado Boletim de Ocorrência.
Os valores ficam à disposição do proprietário no Banco do Brasil durante dois anos. Após o prazo, a restituição deverá ser solicitada na Secretaria da Fazenda de São Paulo. O contribuinte que estiver inadimplente não poderá resgatar o valor enquanto houver a pendência como, por exemplo, débitos de IPVA de outro veículo de sua propriedade.
Para verificar se a restituição já está disponível, basta acessar a página do IPVA no Portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. O interessado deve clicar em “Consultar restituição furto ou roubo” ou na barra à esquerda, clicando ainda no item “Serviços” e na lista apresentada no link “Consulta de restituição de veículo furtado e roubado neste Estado”, informando o Renavam e o número do Boletim de Ocorrência.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
https://www.youtube.com/embed/kNrrKtR9MBA
Campanha foi organizada pela empresária Márcia Tédde após identificar necessidade da instituição.
Adesão de escola da zona norte reforça a atuação de Dani Alonso e Capitão Augusto…
A cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais impedem qualquer alteração nos programas…
A Polícia Civil instaurou investigação para apurar um caso de possível violência contra um idoso…
Estudantes que participam do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo…
This website uses cookies.