Marília

Rede antiga provoca entrega de água suja na zona leste, afirma Daem

Água com coloração marrom foi relatada por moradores da zona leste durante estiagem deste ano (Foto: Arquivo/Marilia Noticia)

Afetados pela recente estiagem de mais de 100 dias, moradores de Marília conviveram com a falta d’água em vários pontos da cidade. Na zona leste, quando o líquido chegou, trouxe consigo sujeira e odor.

Moradores do Cecap Aeroporto ouvidos pelo MN na condição de anonimato falaram em ‘coloração marrom’ na água que aparecia na torneira. Um deles relatou ter pedido o chuveiro, queimado pelo excesso de terra no cano.

Passada a estiagem, com o retorno das primeiras chuvas do segundo semestre, o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) posicionou-se sobre o assunto em resposta a requerimento à Câmara Municipal de Marília.

Em resposta assinada pelo presidente, Ricardo Hatori, a autarquia admite que a qualidade da água da zona leste sofreu “algumas alterações na primeira quinzena de agosto”, quando da reportagem feita pelo MN.

Segundo o Daem, a sujeira é “resultado da reação da rede de distribuição, pois parte da rede é muito antiga”. “São condições que contribuem para a complexação de alguns materiais e precipitação, resultando na alteração de alguns parâmetros”.

A qualidade da água já teria sido restabelecida na zona leste, ao menos até a entrega da resposta ao Legislativo, no último dia 10. “Os resultados das análises indicam que as alterações sensoriais foram resolvidas”, informou o Daem.

Inaugurado em 1956, o Sistema Cascata é o mais antigo sistema de abastecimento de água de Marília. É responsável por 11% do que chega às torneiras na cidade. A captação atual é das represa Cascata e do Norte, além de um poço profundo.

Ainda na resposta à Câmara, o Daem informou ter interrompido a captação de água da Cascata por 43 dias – entre 9 de agosto e 21 de setembro – período em que a represa agonizou por falta de chuvas, conforme mostrou o MN.

Represa Cascata agonizou durante estiagem superior a 100 dias neste ano em Marília (Foto: Arquivo/Marilia Noticia)

Atualmente, o Sistema Cascata tem sido socorrido, além do próprio poço profundo, pelos reservatórios da rua São Luiz, no centro e do bairro São Miguel, na zona norte. “O abastecimento da zona este está sendo gradativamente regularizado contando com o fim da estiagem”, concluiu o Daem.

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Marília estão em vias de concessão. Audiência pública agendada para a noite desta quarta-feira (18) vai debater o assunto. A abertura de envelopes com propostas para contratação está prevista para 14 de dezembro.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Cultura anula edital da Aldir Blanc após parecer jurídico contrário

Anulação de chamamento público adia processo de seleção de projetos teatrais e de outras linguagens…

5 minutos ago

Ministério da Educação renova reconhecimento de cursos da Unimar e Univem

Curso de Medicina Veterinária da Unimar foi um dos tiveram reconhecimento renovado pelo MEC (Foto:…

25 minutos ago

Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (2), acusado…

2 horas ago

Marília fecha 2025 com mais de 71,4 mil postos de trabalho formal

Marília fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada (Foto: Reprodução)…

2 horas ago

Pedestres acionam a PM e salvam professora de agressões em via pública

A atitude de pessoas que estavam na avenida João Ramalho, na zona sul, e testemunharam…

3 horas ago

Câmara aprova R$ 18,5 milhões para obras na Cascata e Parque do Povo

Vereadores aprovaram todos os projetos na primeira sessão ordinária de 2026 (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

3 horas ago

This website uses cookies.