Brasil e Mundo

Receita libera pagamento do primeiro lote do IR 2016

A Receita Federal libera hoje (15) o dinheiro das restituições do primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Estão no lote também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2015. Tiveram prioridade idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Para saber se teve a declaração liberada no lote multiexercício, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (telefone 146). O órgão disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.

Se o contribuinte tiver dúvida sobre a situação da declaração poderá consultar o Serviço Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita, onde é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

 

Amanda Brandão

Recent Posts

CrossFit Marília representará a cidade nos maiores campeonatos do país e da América Latina

CrossFit Marília participará de grandes competições no Brasil e América Latina (Foto: Divulgação) A cidade…

32 minutos ago

Governo anuncia R$ 2,2 bi para tratamentos contra o câncer pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram…

5 horas ago

Abono salarial: pagamento para nascidos em maio e junho começa hoje

O Ministério do Trabalho e Emprego inicia nesta sexta-feira (15) o pagamento do quarto lote…

5 horas ago

Operação Sem Refino: Cláudio Castro é alvo de busca e apreensão

O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro foi alvo de mandado de busca e…

5 horas ago

Investidor denuncia suposto golpe em negócio imobiliário de R$ 43 milhões em Marília

A Polícia Civil de Marília apura denúncia feita por um publicitário de 44 anos, que…

6 horas ago

Regularização fundiária transforma a vida no campo e fortalece o agro paulista

Durante a Agrishow 2026 foram entregues mais 42 títulos rurais, em cerca de 20 mil…

7 horas ago

This website uses cookies.