Marília

Correção do IPTU será de quase 10% em Marília em 2019

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) publicou um decreto nesta terça-feira (11) com reajuste de 9,68% no valor venal dos imóveis registrados em Marília. Na prática, o preço do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ficará mais caro na mesma proporção.

O Marília Notícia publicou no final de setembro uma matéria sobre a intenção do secretário da Fazenda, Levi Gomes. Ele anunciou em audiência pública que pretendia aplicar o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) na íntegra.

O índice no período entre dezembro de 2017 e novembro de 2018 é calculado pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e utilizado para reajustar o valor venal dos imóveis, utilizado no cálculo do IPTU.

Em 2017 o IGP-M foi negativo por conta da crise, o que fez com que o valor do imposto ficasse congelado.

Para reajustar o IPTU até o limite do IGP-M a legislação permite que o prefeito faça por decreto, ou seja, sem necessidade de aprovação da Câmara.

O aval dos vereadores só é exigido se o reajuste pretendido pelo Executivo for acima do índice, o que não é o caso. Foi o que o próprio Levi explicou diante dos parlamentares no dia 27 de setembro.

“IPTU vamos ter que aplicar o que for o IGP-M, que é o que consta na lei. Qualquer reajuste acima disso, vamos ter que negociar com os senhores vereadores. Para aplicar pura e simplesmente o IGP-M, encaminha e notifica, vai por decreto”, disse o secretário.

Questionado naquela ocasião pelo vereador Luiz Eduardo Nardi (PR) se a administração realmente pretendia aplicar cerca de 9% de reajuste, o chefe da Fazenda municipal confirmou.

“Sim”, respondeu Levi. “Do mesmo jeito que foi zero ano passado, se tiver IGP-M este ano, nós vamos [fazer] por decreto. Simples assim. Trabalhamos um ano todo sem um centavo de aumento. Agora, se tiver IGP-M, nós vamos aplicar o IGP-M. Pura e simplesmente”.

Um dia depois, a administração municipal informou ao MN por meio de nota que seria necessário esperar a variação do índice no mês de novembro para que fossem tomadas as decisões. “Vale lembrar que no ano passado o IPTU não teve aumento na cidade”, dizia a nota.

Desconto

Nesta terça-feira também foi publicado no Diário Oficial um decreto que estabelece descontos no valor do IPTU.  Será de 5% para pagamento em cota única até 15 de fevereiro.

Ou de 2% para pagamento de forma parcelada, calculado sobre o valor de cada parcela, com vencimento no dia 15 de cada mês, no período de fevereiro a dezembro.

O desconto será concedido automaticamente pela rede arrecadadora, no ato do respectivo pagamento.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

41 minutos ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

41 minutos ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

41 minutos ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

15 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

15 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

15 horas ago

This website uses cookies.