Marília

Ranking de qualidade de vida põe Marília no ‘fim da fila’ no Estado

Marília é a terceira pior cidade em qualidade de vida entre as principais do Estado, segundo IPS Brasil (Foto: Arquivo/MN)

Marília está entre as três piores cidades-sede de regiões administrativas do Estado de São Paulo em qualidade de vida. É o que aponta o novo ranking do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2024.

Entre as 5.570 cidades avaliadas no país, Marília ficou na 511ª posição. No entanto, a cidade está no “fim da fila” entre as principais cidades paulistas na organização administrativa do Estado, à frente apenas de Registro (972ª) e Itapeva (1.156ª).

Todas as demais 11 cidades-sede estão acima de Marília no ranking nacional: Araraquara (10ª), Campinas (18ª), Santos (39ª), São Paulo (40ª), Franca (54ª), Bauru (59ª), Presidente Prudente (69ª), Ribeirão Preto (81ª), Sorocaba (90ª), Araçatuba (146ª), São José do Rio Preto (158ª), São José dos Campos (232ª) e Barretos (270ª).

Entre as 51 cidades que compõem sua própria região administrativa, Marília ficou à frente da maioria, mas atrás de Pompéia (13ª), Borá (46ª), Ourinhos (100ª), Cândido Mota (177ª), Tupã (203ª), Assis (205ª), entre outras.

Destaque da região de Marília, Pompeia ficou na 13ª posição nacional do IPS Brasil (Foto: Arquivo/MN)

CRITÉRIOS

Divulgado anualmente, o IPS Brasil é composto, segundo o site oficial, de dados “públicos, recentes e que sejam disponíveis em todos os municípios”, sejam os “socioambientais e de resultado”.

São cruzadas informações sobre necessidades humanas básicas (nutrição e cuidados médicos, água e saneamento, moradia e segurança pessoal), fundamentos do bem-estar (acesso ao conhecimento básico e à informação, saúde e qualidade do meio ambiente) e oportunidades (direitos individuais, liberdades de escolha, inclusão social e acesso à educação superior).

Segundo a metodologia do IPS Brasil, os dados são convertidos em pontuação de zero a 100. Na média geral, Marília somou 64,61 pontos. O resultado é dividido por cores em que o azul representa números “relativamente fortes”; o amarelo, “neutros” e o vermelho, “fracos”.

Marília ficou no amarelo em oito dos 12 tópicos e em azul apenas em um (acesso à educação superior). A cidade foi listada no vermelho em outros dois (direitos individuais e inclusão social).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Deslizamento em Garça deixa casa interditada e família realojada

Muro não suportou solo enxarcado e cedeu, ameaçando imóvel em nível acima (Foto: Divulgação/Defesa Civil)…

3 minutos ago

Pompeia contém início de erosão e evita interdição de ponte em vicinal

Trecho ficou à meia pista no fim de semana (Foto: Portal NC Pompeia) A chuva…

27 minutos ago

PAT Marília oferece vagas em diversas áreas com salários de até R$ 5 mil

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Marília inicia a semana com ampla diversidade…

2 horas ago

Chuvas perdem força em Marília e semana deve ter volumes menores

Céu deve continuar nublado maior parte do tempo em Marília até o próximo domingo (Foto:…

2 horas ago

Homem de 28 anos tenta contra a própria vida e morre na zona sul de Marília

Um homem de 28 anos foi encontrado morto na manhã deste domingo (14), em circunstâncias…

2 horas ago

Encanador é preso em flagrante por violência contra esposa e a própria mãe no Nova Marília

Um encanador de 28 anos foi preso em flagrante na tarde deste domingo (14) após…

2 horas ago

This website uses cookies.