Marília

Ranking coloca Marília entre as 20 cidades mais sustentáveis

(Reprodução: Bright Cities)

Marília alcançou a 18º posição na edição 2023 do ranking Cidades Sustentáveis, promovido pela plataforma Bright Cities. A lista leva em conta 326 municípios de todo o país, que contam com populações superiores a 100 mil habitantes.

A cidade conseguiu uma das melhores posições dentre as opções da região. Botucatu ficou em 15º lugar, Bauru em 27º, Ourinhos em 54º e Assis em 61º. A capital do Estado garantiu a 25ª colocação.

De acordo com o documento disponibilizado pela empresa, os tópicos da pesquisa são provenientes da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR ISO 37120, de 2021, que “padroniza indicadores de serviços urbanos e qualidade de vida com vistas à construção de cidades e comunidades sustentáveis.”

INDICADORES

Foram selecionados 40 indicadores para compor o ranking, que foram divididos em cinco pilares temáticos, sendo eles: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança, e infraestrutura e serviços básicos.

O primeiro tópico [prosperidade] faz avaliações com base em critérios como economia, inovação, infraestrutura e condições sociais. “Cidades com economias fortes e bem desenvolvidas têm maiores chances de prosperar e se desenvolver, já que possuem muitas empresas e empregos, gerando assim maior renda”, diz o documento.

(Reprodução: Bright Cities)

Foram utilizados dados dos anos-base de 2019 a 2022 entre os oito indicadores definidos pela Organização Internacional de Normalização (ISO) 37120. Para o número de empresas por 100.000 habitantes, por exemplo, foram utilizadas informações de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Já para a conectividade aérea, foram usados levantamentos de 2022 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a soma de todos os voos comerciais sem escala, que partam de aeroportos da cidade, correspondentes a no máximo 2h de viagem de carro.

(Reprodução: Bright Cities)

No pilar gestão, foram analisados fatores que impactam a qualidade da administração municipal, com indicadores como finanças públicas e igualdade de gênero na política.

Neste caso, pesquisas de 2020 e 2021 serviram de base para o estudo, com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério da Economia.

(Reprodução: Bright Cities)

O requisito bem-estar agrega uma série de fatores, como educação, saúde, cultura e meio ambiente. “A qualidade de vida dos habitantes é primordial para avaliação de uma cidade, e não podia ser diferente já que são estes os usuários, frequentadores e maiores impactados por quaisquer decisões tomadas”, consta no ranking.

Os dados levantados neste pilar datam de 2020 a 2022 e foram retirados de diversas instituições, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde, entre outros.

(Reprodução: Bright Cities)

Durante análise da segurança dos municípios, os indicadores considerados essenciais e de apoio avaliam o número de mortes relacionados a fatores diversos. O ano-base é 2020, com informações das plataformas DataSUS e EstimaPop.

Por fim, o tópico infraestrutura e serviços básicos dá conta de itens como água potável, saneamento básico e eletricidade. “Uma infraestrutura eficiente e bem desenvolvida contribui para o crescimento econômico da cidade, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida dos habitantes”, diz o texto.

O pilar temático leva em consideração pesquisas do ano de 2021, com apoio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Samantha Ciuffa

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

7 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

8 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

12 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

12 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

12 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

13 horas ago

This website uses cookies.