Marília

Radioterapia do HC terá novo acelerador linear

Serviço de Radioterapia do Complexo Famema terá novo acelerador linear.

A Secretaria de Estado da Saúde autorizou a implantação de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia do Complexo Famema.

Reunião da CIB – Comissão Intergestores Bipartide do Estado de São Paulo autorizou a solicitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília.

A demanda integra o Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde, através da oferta de soluções em radioterapia, de forma específica para a instalação de aceleradores lineares e obras, em prestadores de serviços SUS à população do Estado de São Paulo.

Além do Complexo Famema, a CIB autorizou a implantação dos equipamentos na Santa Casa de Itapeva, na região de Sorocaba e no Hospital das Clínicas da Unicamp em Campinas.

O Complexo Famema possui um acelerador linear instalado em 2008 e pleiteava novos equipamentos para aumentar o atendimento à população dos 62 municípios integrantes da RRAS 10 – Rede Regional de Atenção à Saúde, da qual Marília é sede.

“Em âmbito SUS o Complexo Famema é referência em radioterapia modulada. Com mais equipamentos melhoramos o atendimento”, disse o Chefe do Serviço de Radioterapia da Famema, Dr. Eduardo José Stéfano.

O acelerador linear que integra o plano de expansão em radioterapia é mais moderno do que o equipamento adquirido pela Famema em 2008. Desta forma, haverá maior oferta de atendimento aos pacientes com melhor tecnologia.

“Esse acelerador linear oferece mais opções de tratamento. O equipamento proporciona maior emissão de elétrons possibilitando melhor eficiência em camada mais superficial da pele, o que significa ser menos agressivo no tratamento no qual o paciente é submetido. Por oferecer novas técnicas, esse acelerador linear tem mais opções de energia facilitando, como exemplo, o tratamento mais efetivo em pessoas obesas. O equipamento é uma conquista extremamente significativa para toda a região. Não há nenhum equipamento semelhante em Marília. Vamos conseguir dobrar o número de pacientes atendidos diariamente no Complexo Famema”, enfatizou o Dr. Eduardo Stéfano.

Atualmente cerca de 60 pacientes são atendidos diariamente no acelerador linear com aplicações por Intensidade Modulada de Radioterapia (IMRT). Com a instalação de um novo equipamento o atendimento subirá para 160 pacientes atendidos por dia.

Após aprovação pela CIB – Comissão Intergestores Bipartide do Estado de São Paulo a solicitação agora está no Ministério da Saúde para liberação do equipamento.

Marília Notícia

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.