Categories: Variedades

Quer emagrecer? A dieta indiana te ajuda!

Os indianos prezam pela nutrição e boa alimentação. Por isso, eles têm certos cuidados no preparo de pratos. A ciência ayurvédica reconhece como algo muito real usar os temperos e especiarias como remédios. Além de acrescentarem sabor ao alimento, eles contém agentes curativos, que possuem propriedades antiinflamatórias, anti-cancerígenas, além de facilitarem a digestão e trazerem benefícios ao coração.

Aprender cozinhar usando as massalas indianas (conjunto de temperos) é à base da culinária ayurvédica, pois eles ajudam a prevenir doenças como câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, problemas digestivos e até alergias. Muitos dos estudos feitos se concentram nos poderes curativos da cúrcuma, que é a base das especiarias indianas. Alguns deles apontam a eficácia da cúrcuma na prevenção e combate ao câncer.

A comida ayurvédica costuma ser caseira, simples, saudável, fresca e cheia de sabores intrigantes e curativos! Com apenas cinco temperos, podemos criar um universo imenso de sabores, nos pratos do dia a dia:

Cúrcuma: tem um aroma de terra e sabor forte. O sabor é predominantemente amargo. Além de já ter sido comprovada sua eficácia anticancerígena, também é estimulante do cérebro, protege contra doenças cardíacas e fortifica os pulmões.

Cominho: é agradável e tem aroma de nozes. O sabor é picante e estimula o sistema digestivo, é usado para tratar gases, além disso, pesquisas mostram que o cominho pode estimular as enzimas pancreáticas.

Coentro: sementes e folhas frescas são mais usadas, tem um aroma cítrico muito gostoso. O sabor é adstringente e também estimula o sistema digestivo. Alguns estudos sugerem que ele pode ser útil para tratar alguns tipos de câncer, diabetes, doenças cardiovascular e baixar o nível do mau colesterol (LDL) e aumentar o nível do bom colesterol (HDL).

Semente de mostarda: adiciona um sabor picante e estimulante que pode ser acrescentado em alimentos gordurosos. Tem sabor picante.

Pimenta caiena: deve ser usada com moderação, assim ela dará sabor e calor à comida sem mudar o sabor do prato. O sabor é picante. As pimentas em geral contêm capsaicina, que comprovadamente interrompe a resposta da dor. Também estimula o metabolismo e é benéfica para o coração, por suas propriedades desobstrutivas.

Existe ainda um outro segredo no uso das especiarias e temperos, uma técnica chamada ‘tadka’, ou aquecer os temperos no óleo para realçar o sabor. Somente acrescentar temperos secos à comida não dará um bom resultado, isso vai deixar a comida com gosto seco e amargo. Todos os temperos devem ser aquecidos no óleo, especialmente a cúrcuma, para acentuar mais o sabor.

Fonte: M de Mulher

Amanda Brandão

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

3 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

3 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

3 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

This website uses cookies.