+ Notícias

Quase metade dos veículos de Marília não será tributada pelo IPVA em 2026

Quase metade da frota de veículos de Marília estará isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2026, segundo dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Do total de 169.316 veículos registrados no município, 77.737 não vão pagar o tributo neste exercício, o equivalente a 46% da frota local.

Os números foram obtidos a partir do cruzamento de informações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e da Sefaz-SP.

Enquanto o Detran aponta a frota ativa total da cidade, a Fazenda estadual informa que apenas 91.579 veículos são tributáveis em Marília. A diferença corresponde a veículos enquadrados em regras de isenção, como os com maior tempo de fabricação, pertencentes a entidades imunes ou registrados em nome de condutores com deficiência (PCD).

A Sefaz-SP é responsável pelo lançamento e pela arrecadação do IPVA, enquanto o Detran-SP mantém o controle do cadastro da frota.

Para o exercício de 2026, a expectativa de arrecadação do imposto no Estado de São Paulo é de R$ 168.093.782,83, conforme projeção oficial da Secretaria da Fazenda.

A Secretaria Municipal de Finanças afirma que não tem acesso aos dados detalhados da arrecadação do IPVA, e se limita a receber 50% do valor efetivamente arrecadado, conforme determina a legislação.

Os proprietários de veículos podem consultar valores, datas e formas de pagamento do IPVA 2026 por meio dos canais digitais do governo estadual, como o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Ramon Barbosa Franco

Recent Posts

Operação tapa-buracos avança em bairros das zonas norte e sul de Marília

Equipes atuam em quatro bairros dentro do cronograma de manutenção viária (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

1 hora ago

Região de Marília tem 92 vagas de estágio remunerado para alunos do ensino técnico

Programa estadual oferece bolsas de até R$ 883 e inscrições até 20 de julho (Foto:…

1 hora ago

Sem baliza obrigatória, aprovação dispara nos exames de direção em Marília

Fim da obrigatoriedade de balizas aumentaram aprovações em Marília (Foto: Arquivo/MN) A nova regra que…

1 dia ago

Acinco celebra nova fase do Jardim Maria Izabel com a entrega do Bio

Bio é proposta que combina sofisticação, funcionalidade e atenção aos detalhes (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia)…

1 dia ago

Justiça define nova data para júri de ex-PM acusado de matar jovem em rodeio

Hamilton foi morto durante rodeio em Marília (Foto: Redes sociais) A Justiça remarcou para 1º…

1 dia ago

Casal de Vera Cruz é condenado por tráfico; mulher já foi presa três vezes

A Justiça de Marília condenou o casal Flávio Henrique Ronczkoyski Dourado e Ana Júlia Emilio…

1 dia ago

This website uses cookies.