Marília

Cerca de dois mil jovens estão fora da escola em Marília

Cerca de 4% de crianças e adolescentes estão fora da escola em Marília.

Quase duas mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola em Marília. O número representa 4% desse público no município.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados pelo site Busca Ativa Escolar, plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

O estudo mostra também que a maioria desse público são filhos de pais que também não tiveram acesso ao ensino fundamental, o que corresponde a 49%.

Para ser mais preciso, de acordo com a pesquisa, 1918 crianças e adolescentes estão excluídas do ensino municipal e estadual em Marília.

Segundo os dados, 46.8% são garotos e 53.2% garotas. Brancos correspondem a 45.2% e negros a 54.8% dos que não frequentam as escolas. 12.1% estão na área rural e 87.9% na área urbana.

Vale lembrar que a obrigação de matricular os menores de idade na rede de ensino é exclusivamente dos pais e responsáveis. O ensino municipal atende hoje crianças de 0 a 10 anos, enquanto o Estado acolhe jovens dos 10 aos 17 anos.

A exclusão escolar afeta principalmente meninos e meninas das camadas mais vulneráveis da população, já privados de outros direitos constitucionais. Do total em Marília, 42.2% vivem em domicílios com renda per capita de até meio salário mínimo.

O número que chama mais atenção é dos adolescentes de 15 a 17 anos: 1072 deles não estudam no município.

Plataforma

A intenção  da plataforma é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

O fluxo da plataforma é todo feito pela internet. Ela pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores, tablets, celulares (SMS ou smartphones).

“A plataforma foi criada em software livre – ou seja, pode ser adotada gratuitamente por qualquer município, sem custo algum. Ela contribui para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e o enfrentamento da exclusão escolar utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação”, explica Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM. “Além disso, sempre nos preocupamos com a escalabilidade do projeto. A solução foi pensada de maneira que as enormes diferenças entre os municípios brasileiros não sejam impeditivas para a realização da busca ativa”, afirma.

O processo começa com um alerta sobre uma criança ou adolescente que esteja fora da escola. Ao encontrar um desses meninos e meninas, o agente comunitário envia o alerta, por meio de SMS, aplicativo ou site.

A partir daí um grupo intersetorial de profissionais inicia uma série de ações, que vão desde uma conversa com a família, para entender as causas da exclusão, até o encaminhamento do caso para as áreas responsáveis por garantir a rematrícula dessa criança ou adolescente, bem como pelo acompanhamento da sua vida educacional.

Marília Notícia

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

5 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

5 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

5 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

5 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

5 horas ago

This website uses cookies.