O PSOL deve confirmar neste sábado, 30, o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto em outubro. A presença do petista foi confirmada para o encerramento da Conferência Eleitoral do partido, em São Paulo.
Um dos principais apoiadores do ex-presidente no PSOL é Guilherme Boulos, que desistiu em março de concorrer ao governo do Estado de São Paulo para abrir caminho para a candidatura de Fernando Haddad (PT). Boulos manifestou que lançará campanha para deputado federal neste ano e, em seguida, Lula confirmou que apoiará a sua candidatura à Prefeitura de São Paulo em 2024
“A política se faz com gestos. Nós temos um gesto importante para fortalecer a unidade da esquerda, dos progressistas, em São Paulo e no Brasil”, disse Boulos na ocasião.
Outro fator condicionante para o apoio a Lula foi um compromisso estabelecido com o PT em abril para reverter políticas reformistas, como a revogação da reforma trabalhista e do Teto de Gastos.
Um mês antes, o PSOL formou uma federação partidária com a Rede Sustentabilidade. Os partidos acertaram que os filiados de ambas as legendas estarão liberados para apoiar candidatos diferentes a presidente.
Uma ala do PSOL, por outro lado, tentou mobilizar uma reação contrária à formação de uma federação com a Rede e elaborou uma carta com críticas a Lula. “Iludem-se redondamente os que acalentam a esperança de que Lula possa revogar os ataques recentes do capital contra o trabalho”, diz o texto, que defende a candidatura do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ao Planalto.
O apoio da Rede é disputado entre o PT e o PDT, de Ciro Gomes. A legenda decidiu liberar seus membros para endossar a pré-candidatura do ex-ministro ao Palácio do Planalto, enquanto outros nomes, como o senador Randolfe Rodrigues (AP), manifestam apoio a Lula.
Nesta quinta-feira, 28, Lula esteve em cerimônia organizada por Randolfe em Brasília. Nem a ex-ministra Marina Silva nem a ex-senadora Heloísa Helena, rompidas com o PT, estiveram no palanque.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.