Polícia

Psiquiatra de Marília é alvo de novos relatos após denúncia de paciente

Polícia Civil apura denúncia de mulheres contra psiquiatra de Marília, profissional nega (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O caso de um médico psiquiatra denunciado por suposta importunação sexual em Marília teve novos desdobramentos nesta semana. Após a publicação de reportagem pelo Marília Notícia, na qual foi relatada uma queixa formal apresentada na polícia por uma paciente de 35 anos, outras mulheres procuraram a redação do jornal ou se manifestaram nas redes sociais relatando experiências semelhantes.

Apesar de o nome do profissional não ter sido divulgado anteriormente, algumas dessas mulheres afirmaram ter identificado, por meios próprios, o psiquiatra mencionado. A identificação teria ocorrido, segundo relatos, a partir de detalhes mencionados na reportagem, experiências pessoais prévias e, em alguns casos, após conversas com pessoas que sabiam quem era o profissional e confirmaram a identidade mencionada informalmente nas redes sociais.

Uma advogada, que pediu anonimato, contou ao MN que viveu uma situação parecida em 2023. “Fiquei em choque ao ler a reportagem. O que foi descrito ali tem o mesmo padrão do que aconteceu comigo. Fez comigo, fez com ela, e sei de outras que passaram por situações semelhantes”, afirmou.

Ela ainda declarou acreditar que o comportamento relatado por diferentes mulheres envolve, segundo sua percepção, a exploração emocional de pacientes em momentos de fragilidade. “São pessoas que estão buscando ajuda especializada justamente por estarem emocionalmente abaladas”, disse. Embora não tenha registrado ocorrência na época, afirma que hoje se arrepende. “A gente trava. Fica com medo, vergonha, culpa. Mas, se houver algo coletivo, quero colaborar”, afirmou.

A advogada também comentou a nota divulgada pela defesa do profissional. “O fato de negar e chamar as denúncias de levianas, revela o quanto é covarde”, declarou.

Outros relatos

Na publicação original do Marília Notícia nas redes sociais, vários comentários de leitoras indicam que outras pessoas se identificaram com o episódio descrito na denúncia inicial. Sem citar o nome do médico, elas relataram vivências semelhantes durante atendimentos psiquiátricos.

“Passei por algo exatamente igual e tenho quase certeza, pelos comentários, que é a mesma pessoa”, afirmou uma das internautas. Outra escreveu: “Infelizmente, o medo de denunciar foi maior na época. Hoje me arrependo”. Já uma terceira relatou: “Tive uma experiência constrangedora com um psiquiatra em Marília. Não duvido que seja o mesmo”.

Também houve declarações de mulheres que disseram ter vivido episódios parecidos com outros profissionais da área, embora sem qualquer confirmação de que se trate do mesmo nome envolvido na investigação atual.

Uma delas afirmou ter sofrido um grande trauma após uma consulta. “Sei de quem estão falando e passei pelo maior sofrimento da minha vida nas mãos desse médico. Ele ainda vai ter que responder por tudo isso. Ele atende sozinho, em consultório sem câmeras, o que acaba deixando tudo na base da palavra dele contra a nossa”, relatou.

Denúncia inicial

A denúncia que originou a apuração policial foi registrada na semana passada por uma mulher de 35 anos. Segundo o boletim de ocorrência, durante uma consulta em uma clínica localizada no bairro Senador Salgado Filho, na zona oeste da cidade, o médico teria a abraçado de forma inesperada, pressionado seu corpo contra o dela e beijado seu pescoço e boca sem consentimento. Ela relatou ter ficado em estado de choque após o episódio.

O caso está sendo apurado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Marília. O profissional deverá ser ouvido nos próximos dias, e outras pessoas que alegam ter passado por situações semelhantes podem ser chamadas a prestar depoimento.

O que diz a legislação

A importunação sexual é crime previsto no artigo 215-A do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de um a cinco anos. A punição pode ser agravada se houver condição de vulnerabilidade da pessoa afetada.

Posicionamento da defesa

Em nota enviada ao Marília Notícia, a defesa do médico negou as acusações.

“A defesa refuta todas as acusações e aguarda o resultado final das investigações”, declarou.

Alcyr Netto

Recent Posts

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…

13 horas ago

Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea

O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…

13 horas ago

App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura

Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…

13 horas ago

Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…

14 horas ago

Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal

Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…

15 horas ago

Reunião alinha cronograma do 13º e rescisões de funcionários terceirizados da Educação

Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…

16 horas ago

This website uses cookies.