Política

PSDB representa contra França após reportagem do MN

Marcio França com assessor parlamentar do deputado estadual Abelardo Camarinha (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O PSDB paulista fez uma representação junto ao Ministério Público estadual contra o governador Márcio França (PSB) por improbidade administrativa. O pedido dos tucanos acontece após um furo de reportagem do Marília Notícia que repercutiu na imprensa nacional.

A polêmica surgiu após mensagem de voz de um assessor parlamentar do deputado estadual Abelardo Camarinha (PSB) que começou a circular em grupos de WhatsApp na última sexta-feira (20).

Na mensagem o assessor Bruno Gaudêncio diz que França teria mandado segurar recursos destinados a Ocauçu (42 quilômetros de Marília), após reunião da prefeita daquela cidade, Alessandra Colombo Marana (PSDB), com o o ex-prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB).

Entre os veículos de comunicação que repercutiram o assunto estão os sites do Estadão e da Veja. O Ministério Público avaliará o teor da representação para decidir se a arquiva ou abre um inquérito para apurar o assunto.

Tanto Dória quanto França são candidatos ao governo do Estado na eleição deste ano. França assumiu a chefia do Executivo estadual no último dia 6 de abril, após Geraldo Alckmin (PSDB) renunciar para disputar a presidência.

O áudio

A mensagem do assessor Bruno Gaudêncio é destinada à prefeita após ele ser cobrado sobre a liberação de emenda parlamentar, que os deputados estaduais têm direito e normalmente destinam aos seus ‘currais eleitorais’. Seriam R$ 100 mil para infraestrutura em Ocauçu, registrados no começo do ano.

“Seu convênio estava ‘no forno’ para sair. Vocês foram em uma reunião com o Dória, mandaram umas fotos pro pessoal do Palácio [dos Bandeirantes], o Márcio [França] pediu para segurar algumas, infelizmente você tá no bolo”, diz Gaudêncio.

“Mas pode ficar tranquila que sai, mais tardar uns dez dias. Saiu [emenda] pra cinco [municípios], dia três [de abril]. Ficaram algumas pra trás. Mas independente de qualquer coisa, a verba é para cidade, pode ficar tranquila que a gente vai ver o que libera para a senhora”, completa.

Em resposta, a prefeita Alessandra diz que não esconde “de ninguém que é do PSDB”. “Eu aguardo, sem problemas”, responde ela, que depois complementa “como você mesmo falou, a verba é divulgada pro município, independente de partido. Fico no aguardo, viu? Beijão”.

Por muitos a mensagem foi interpretada como uma ameaça velada.

Assessor parlamentar

Em entrevista ao Marília Notícia, o assessor de Camarinha, que é do mesmo partido que o novo governador, confirmou que enviou o áudio, mas negou qualquer ameaça velada.

“Eu tenho uma amizade muito boa com a prefeita de Ocauçu e de forma alguma foi uma ameaça velada. Eu apenas comentei que ela foi numa reunião partidária, até liguei para ela, a gente conversou antes e depois do áudio, do PSDB. E como ela tá cobrando insistentemente que é direito da cidade dela e o Camarinha sempre ajudou, só comentei com ela. Mas não vejo como ameaça velada, longe disso. Até porque isso não interfere em nada na emenda. O dinheiro não é para a prefeita, é para a Prefeitura”, explicou Gaudêncio.

Ele também afirma que as mensagens foram trocadas no dia 5 de abril, quando o governador ainda era Geraldo Alckmin, do mesmo partido que Alessandra. Vale lembrar que Márcio França assumiu no dia seguinte.

Depois da entrevista com Gaudêncio, o Marília Notícia teve acesso a outro áudio divulgado por ele junto com as conversas recentes que teve com a prefeita. Ele diz que o PSDB tinha suas prioridades e o PSB fará a mesma coisa, “sem ser seletivo para quem é o prefeito”.

Prefeita e Palácio dos Bandeirantes

A reportagem do MN tentou falar com a prefeita Alessandra, mas não teve sucesso.

A assessoria de imprensa do Governo do Estado foi procurada para comentar o áudio e respondeu por meio de nota.

“O governador Márcio França afirma que não conhece os envolvidos no áudio e que não autoriza ninguém a falar em seu nome. Também diz que o governo de São Paulo não tem nenhuma responsabilidade com o áudio, e que ‘as mentiras e fofocas fazem parte da eventual disputa eleitoral que se aproxima’.”

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

53 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

53 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

1 hora ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

1 hora ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

2 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.