A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público, por meio do Promotor Oriel da Rocha Queiroz, instaurou um inquérito civil para apurar eventual desvio de finalidade no empréstimo de prédio público municipal à Justiça Federal.
Ao adquirir o imóvel em 2003, a Prefeitura tinha por objetivo abrigar diversas secretarias do município e, assim, reduzir o valor pago em aluguéis. Porém, o prédio nunca foi utilizado para o devido fim e acabou sendo emprestado para instalação da Justiça Federal em Marília. O pedido de investigação foi feito pela Oscip Matra.
Com a instauração das investigações, a Prefeitura deverá fornecer informações à Promotoria sobre a quantidade de imóveis alugados com o objetivo de sediar secretarias e os respectivos valores. Além disso, a Justiça Federal também deverá prestar esclarecimentos.
Entenda
O imóvel ocupado pela Justiça Federal, localizado na Rua Amazonas, nº 527, contendo 3.896,25 m2, pertence ao município de Marília desde 2003.
Anteriormente, a área era de propriedade da Associação de Ensino de Marília – Unimar. Na época em que ocorreu a desapropriação, a justificativa apresentada pela Prefeitura era de que o imóvel seria utilizado para abrigar algumas secretarias municipais, fato que nunca ocorreu.
O valor despendido para tanto foi de R$ 3.546.532,93. Mesmo assim, o local permanece como sede das atividades da Justiça Federal. Esta quantia, reajustada para os valores de hoje, chega a R$ 7.089.606,30.
Além de a Prefeitura ceder seu prédio, ainda não cobra nada por isso. A Lei Municipal nº 7.720/2014 autorizou o município a celebrar convênio com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região objetivando a cessão gratuita de uso de parte do imóvel.
Com informações da Matra
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.