Marília e região

Projeto veta nomeação em cargos públicos a condenados por violência doméstica

Proposta de vedação à nomeação de condenados por agressão doméstica segue para análise de comissões antes de votação (Foto: Arquivo)

A Câmara Municipal de Marília analisa um projeto de lei que amplia a vedação à nomeação de pessoas condenadas por crimes de violência para o exercício de funções e cargos públicos no município.

A proposta, de autoria da vereadora Professora Daniela (PL), altera a Lei Municipal nº 8.869/2022 para incluir, além dos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Estatuto do Idoso, as condenações com base na Lei Maria da Penha.

O projeto de lei nº 8/2026 foi apresentado em 28 de janeiro, durante o recesso parlamentar e recebeu, nesta terça-feira (3), parecer favorável da Procuradoria Jurídica da Câmara. O texto prevê a proibição de nomeação, no âmbito da administração direta e indireta, de pessoas condenadas por crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da Lei Federal nº 11.340/2006.

Parecer favorável

Em parecer técnico, a Procuradoria concluiu pela constitucionalidade e legalidade da proposta, ao considerar que a iniciativa não trata do regime jurídico de servidores públicos, mas estabelece regra geral relacionada à moralidade administrativa, princípio previsto no artigo 37 da Constituição Federal.

O entendimento é respaldado por jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que admitem a atuação do Legislativo na fixação de condições de aptidão para o exercício de cargos públicos.

O parecer também destaca a consonância do projeto com o conjunto normativo nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, citando, entre outros pontos, a Lei Federal nº 14.994/2024, que ampliou os efeitos da condenação por crimes praticados em razão da condição do sexo feminino, incluindo o impedimento de acesso a cargos e funções públicas.

Com o parecer jurídico favorável, o projeto está apto a tramitar nas comissões permanentes da Câmara antes de ser submetido à votação em plenário.

Compromisso público

Na justificativa apresentada, a autora sustenta que a inclusão da Lei Maria da Penha na legislação municipal reforça o compromisso do poder público com o combate à violência doméstica, que não se limita a agressões físicas, mas abrange violências psicológica, moral, sexual e patrimonial.

O texto também menciona dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que apontam redução dos homicídios de mulheres após a vigência da legislação federal. A proposta foi protocolada após reunião da Bancada Feminina da Câmara Municipal, criada oficialmente em 2025, da qual Professora Daniela é integrante e primeira vice-presidente do Legislativo.

O grupo definiu como eixo central da atuação parlamentar em 2026 a prevenção e o enfrentamento ao feminicídio em Marília. Também integram a bancada as vereadoras Fabiana Camarinha (Podemos), Rossana Camacho (PSD) e Vânia Ramos (Republicanos).

Feminicídio fora das estatísticas

O debate ocorre em um contexto de lacuna de dados públicos sobre a violência contra a mulher no município. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo não divulga estatísticas de feminicídio específicas de Marília desde 2023, situação noticiada pelo Marília Notícia em agosto de 2025.

O último caso registrado na cidade ocorreu em dezembro do mesmo ano, quando Vanessa Anizia da Silva de Carvalho, de 43 anos, foi assassinada. O autor confesso, o companheiro Alan Rodrigo Santana Corrêa, foi preso e posteriormente encontrado morto na Penitenciária de Álvaro de Carvalho.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília

Material era queimado para separação de metal, visando a venda (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia…

20 segundos ago

Dise prende jovem por tráfico e apreende quase 800 porções de drogas na zona norte

Drogas, em variedades, e dinheiro encontrado com suspeito perto da Vila Barros (Foto: Divulgação/Dise) A…

1 hora ago

Homem faz ‘barbeiragem’ com moto furtada em rodovia e acaba preso pela PM

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (3), na zona oeste de…

2 horas ago

Polícia Militar apreende moto sem placas e sem numeração na zona oeste

Moto sem placas, conduzida por homem sem capacete, sequer tinha etiqueta de segurança (Foto: Divulgação)…

2 horas ago

Após empate sem gols no Abreuzão, MAC pega a Itapirense fora de casa

O Marília Atlético Clube (MAC) entra em campo na noite desta quarta-feira (4) para mais…

2 horas ago

Morre aos 87 anos o médico urologista Jader Stroppa em Curitiba

Médico Jader Stroppa, falecido nesta terça-feira (3), aos 87 anos (Foto: Redes sociais) O médico…

2 horas ago

This website uses cookies.