Mudança na legislação pode gerar empregos em Marília (Foto: Arquivo)
A Câmara de Marília vota nesta segunda-feira (26), como objeto de deliberação, um projeto de lei que altera as normas municipais e permite o reuso de água da chuva – com o devido tratamento – para consumo humano.
A propositura é de autoria do vereador Marcos Rezende (PSD) e, caso aprovada como objeto de deliberação, poderá ter seu mérito discutido pelos vereadores.
O objetivo, segundo a justificativa do projeto, é “beneficiar empresas que se preocupam com o reuso correto de águas pluviais”.
A reportagem apurou que a proposta tem total apoio da administração Daniel Alonso (PSDB), que vê potencial de geração de empregos.
Informações de bastidores indicam que entre as empresas que teriam interesse no reuso está a Coca-Cola Femsa, que deverá abrir nova linha de produção na cidade e consequentemente gerar empregos. A reportagem do Marília Notícia questionou a assessoria de imprensa da marca sobre o assunto, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.
“A água captada e depositada nos reservatórios poderá ser destinada para fins potáveis desde que seja tratada pelo processo adequado que a torne própria ao consumo humano com base nos padrões de potabilidade definidos por órgão competente”, diz o texto do projeto de lei.
O trecho, caso haja aprovação, passa a ser um parágrafo novo na Lei número 7709, de 2014, de autoria do vereador Luiz Eduardo Nardi (PL). Rezende justifica que a legislação em vigor impede a utilização da água pluvial para consumo, só liberando a destinação para fins não potáveis.
A mudança sugerida, segundo o autor, atende à normatização do Ministério da Saúde que consta em portaria de 2011 (número 2.914). Ali estão dispostos “procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade”.
“Hoje”, completa Rezende, “já existem no mercado equipamentos que permitem a potabilização de água de chuva, auxiliando na redução do consumo por meio de seu aproveitamento”.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.