Marília

Projeto sobre novo Código Tributário causa polêmica em Marília

Vereador Zé Luiz (PSDB) é acusado de fake news (Foto: Divulgação)

O projeto da Prefeitura para um novo Código Tributário está gerando polêmica. Após uma publicação feita pelo vereador José Luiz Queiroz (PSDB), a administração acusou o parlamentar nesta quarta-feira (18) de disseminar fake news – as chamadas notícias falsas.

Em uma postagem no Facebook – que já foi deletada – o parlamentar afirmou que no caso de alguns imóveis pode haver aumento de 34% no valor venal, utilizado para cálculo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

“A publicação mentirosa chama de ‘aumento de imposto’ a soma do acumulado do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) dos seis últimos anos e diz que o ‘reajuste’ recairá com a aprovação do novo código”, afirma nota da Prefeitura.

“A falsa ‘notícia-análise’ reproduz a tabela com os valores venais de 2013, como se fossem os valores de 2019. As cifras já estão mais elevadas, devido as anuais correções pelo índice inflacionário estabelecido em lei”, explicou a administração municipal.

Em outra publicação, Zé Luiz afirmou que precisaria ensinar mais uma vez o secretário da Fazenda de Marília – Levi Gomes – a fazer contas. Por outro lado, Levi retrucou dizendo que o vereador errou cálculos básicos.

Levi Gomes, secretário da Fazenda (Foto: Divulgação)

Saiba mais

O chefe de fiscalização de rendas do município, Carlos Alberto Ferreira da Silva, presidente da Comissão Especial que elaborou o novo Código, falou sobre o assunto.

Ele explica que a correção pelo índice não é uma decisão do prefeito Daniel Alonso, mas uma determinação do próprio Código Tributário aprovado pela Câmara Municipal de Marília em 1997, portanto, há 21 anos.

Antes de enviar o Projeto de Lei Complementar, que reforma e moderniza o Código Tributário do Município, a Prefeitura de Marília convidou os vereadores para uma reunião, na qual fez detalhada apresentação e tirou dúvidas dos edis.

O secretário da Fazenda, Levi Gomes, lamentou que assunto tão sério, relevante para a vida da população, que tanto necessita de “Educação Financeira” e acesso à informação, seja deturpado.

“É muita maldade com o povo, ou ignorância mesmo. A matemática é uma ciência exata e, honestamente, não dá para usar a seu bel-prazer. Números não mentem”, destacou o secretário, que é economista e ex-diretor de instituição bancária.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

2 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

2 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

2 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

2 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

2 horas ago

Idoso que pode ter tentado contra a própria vida morre em Marília

Um idoso de 68 anos morreu no início da noite desta sexta-feira (5), no Hospital…

3 horas ago

This website uses cookies.