Marília

Projeto que abona falta em aniversário vira alvo de críticas

O projeto de lei complementar de autoria do vereador Ivan Negão (PSB), que autoriza o abono de uma falta no mês de aniversário dos servidores públicos municipais, repercutiu negativamente nas redes sociais.

Foram muitos os internautas criticando a propositura, que cria um benefício a mais para o funcionalismo público, abrindo nova discrepância em relação aos trabalhadores da iniciativa privada, que têm cada vez menos direitos.

A reação foi tão pesada que o parlamentar decidiu apagar de seu perfil no Facebook uma postagem que fazia referência ao projeto. No mesmo dia em que foi feita, a publicação recebeu mais de 200 comentários.

Projeto

O projeto de lei complementar número 5 de 2021 prevê a possibilidade de “uma falta abonada no mês do aniversário natalício, autorizado pela chefia imediata com, no mínimo, 24 horas de antecedência”.

Segundo a justificativa da propositura apresentada no dia 20 de janeiro, a ideia se espelha no “benefício concedido aos servidores de outros municípios, do Estado e militar”.

De acordo com o vereador, “o aniversário é um evento que merece ser celebrado e, tendo em vista que é cultural a comemoração, nada mais justo do que conceder essa folga aos servidores”.

Ele ainda destaca que se trata de benefício merecido que “não acarretará prejuízo à administração” e representará “valorização do servidor público”.

Para Ivan Negão, o ideal seria que a folga fosse dada no dia do aniversário “para poder festejar essa data especial juntamente com seus familiares mais próximos”.

No entanto, a data pode cair aos finais de semana, prejudicando um servidor em relação aos outros. Também existe a possibilidade de o poder público precisar dos serviços naquela data especificamente pleiteada.

Outro lado

A reportagem do Marília Notícia questionou o vereador sobre as críticas recebidas e ele se manifestou por meio de nota informando que voltou atrás.

“Em virtude das manifestações ocorridas nos últimos dias e o cenário atual de nossa cidade, entendemos que não é o melhor momento para seguirmos com esse projeto. Estaremos estudando outras formas de atender as necessidades dos servidores, mas também as necessidades atuais de nosso município”, começa o texto oficial.

“Reafirmamos nosso compromisso com a cidade e a população de Marília e deixamos aberto um canal de comunicação com os cidadãos através do Whatsapp (14) 9 9820-2287. Deixamos registrado também nossa indignação com os comentários racistas ocorridos através das redes sociais e atos discriminatórios com relação a origem e deixamos claro que não admitimos ofensas e atos racistas independente de classe, cor ou seja essa qual for sua posição”, conclui a nota.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem tenta matar ex-namorado com seis facadas em Garça

Mulher foi presa após esfaquear ex-namorado por não aceitar o final do relacionamento (Foto: Alcyr…

6 horas ago

Polícia Civil prende acusado de matar e assar gata em condomínio

Caê Bellini Saldanha foi preso pela equipe da Polícia Civil de Garça em Marília (Foto:…

10 horas ago

Troca de pneus rende prêmio de R$ 40 mil para moradora de Marília na Odair Pneus

Moradora de Marília foi contemplada com prêmio de R$ 40 mil (Foto: Divulgação) Uma simples…

10 horas ago

Em clima de Copa, Câmara convoca vereadores para sessão às 9h de segunda-feira

Plenário é o 'campo de jogo político' do Legislativo e do Executivo em Marília (Foto:…

12 horas ago

Exigências regulatórias da UE podem embarreirar pequenos cafeicultores

Restrições que serão impostas pelo Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) até…

13 horas ago

This website uses cookies.