Marília

Projeto de Lei quer barrar cargos para condenados pela Maria da Penha

A pauta da sessão da Câmara de Marília desta segunda-feira (22) conta com 15 projetos de leis para votação em primeira discussão, uma das ordens do dia mais longas dos últimos tempos. Entre as proposituras está a que proíbe a nomeação de comissionados condenados por violência doméstica.

O autor do projeto é o vereador Elio Ajeka (PP), que dispõe sobre a “sobre a proibição de exercício de cargo, emprego ou função pública de livre provimento, por pessoa condenada por violência doméstica e familiar contra criança, adolescente, idoso e mulher”.

De autoria do mesmo parlamentar também está na pauta o debate sobre matéria que requer a divulgação do Disque 180 – SOS violência contra a mulher.

A criação da Escola do Legislativo de Marília e a obrigatoriedade de transmissão e divulgação das reuniões dos conselhos municipais também devem ser debatidas, assim como a participação de Marília no “Acordo Ambiental São Paulo”.

Outro projeto importante na ordem do dia envolve a isenção tarifária de motos e o fim do limite de duas horas no estacionamento rotativo – a popular Zona Azul – para esse tipo de veículo.

Também devem ir para votação as mudanças envolvendo o sistema de transporte público municipal, inclusive com previsão de tornar obrigatoriedade das empresas – que prestam o serviço – a instalação e manutenção dos pontos de ônibus, inclusive com cobertura e assentos.

Há ainda um projeto de lei que prevê a instalação de brinquedos adaptados e equipamentos, especialmente desenvolvidos para lazer e recreação de crianças com deficiência ou portadoras de mobilidade reduzida e necessidades especiais, em espaços públicos e privados.

Mais uma importante propositura tem o objetivo de obrigar a Prefeitura a divulgar no Portal da Transparência a relação de vias públicas, em ordem de prioridade, para execução de pavimentação e calçamento.

Mudanças no Plano Diretor do município, nomeação de via pública, doação de área no distrito industrial, regras sobre remuneração de diretores de escolas municipais e normas envolvendo a idade mínima para aposentadoria são outros assuntos previstos.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

2 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

2 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

2 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

3 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

3 horas ago

This website uses cookies.