Tecnologia

Tecnologia leva exames remotos a tribos indígenas

Para levar exames laboratoriais aos povos indígenas a Hilab, healthtech especialista em exames laboratoriais remotos, foi convidada para participar da Unidade de Saúde Indígena Avançada em parceria com a SESAI. O programa possui apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul (DSEI).

O projeto piloto irá levar saúde aos Kaingang e Guarani Mbya em uma ação que pretende alcançar até 1200 povos indígenas da América Latina. O projeto também contará com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Hospital Israelita Albert Einstein e a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

Esta ação une médicos, dentistas, profissionais de saúde, inovação e ferramentas de telessaúde para que o atendimento aos povos indígenas seja conduzido nas próprias aldeias. A tecnologia criada pela Hilab será usada para a realização de diversos tipos de exames laboratoriais remotos, com resultados em apenas alguns minutos.

O exame da empresa é realizado da seguinte forma: após a coleta do material que será examinado, a amostra é colocada em uma pequena cápsula, que é inserida dentro do dispositivo Hilab. É criada uma “versão digital” da amostra e transmitida via internet para o laboratório central da empresa, onde especialistas, que contam com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) fazem a dupla verificação do resultado.

“Estamos felizes em fazer parte deste projeto piloto que pretende levar exames laboratoriais para diversos indígenas. Ao longo de 2021 realizamos diversas parcerias com a SESAI, e entendemos que é muito importante dar assistência a esses povos. Por meio desta nova ação nós iremos além e conseguiremos ajudar diversas aldeias da América Latina”, explica Jose Restrepo, diretor de marketing da Hilab.

SOBRE A HILAB

Fundada pelos empreendedores Marcus Figueredo e Sérgio Rogal, respectivamente CEO e CTO, a Hilab é uma das principais healthtechs do Brasil e segue firme no seu propósito de reinventar a tecnologia médica, criando soluções que ajudem a democratizar o acesso à saúde.

Seu carro-chefe é uma inovadora plataforma de exames laboratoriais remotos que usa inteligência artificial para acelerar o diagnóstico médico.

Em 2020 foi uma das primeiras empresas brasileiras a realizar o exame laboratorial para a detecção do vírus covid-19. A Hilab realizou parceria com o Instituto Butantan para diversos projetos sobre controle e triagem epidemiológica do coronavírus no País. Entre eles estão o co-desenvolvimento da plataforma Tainá e participação no Projeto S.

Agência Estado

Published by
Agência Estado

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

4 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

4 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

4 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

4 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

4 horas ago

This website uses cookies.