Projeto de Arte Mural na escola Antônio Augusto Neto (Foto: Divulgação)
Com apoio da Secretaria da Cultura de Marília, o Projeto de Arte Mural foi desenvolvido na Escola Estadual Antonio Augusto Netto, orientado pela artista plástica Esmeralda Jatobá. O projeto contou com a parceria da escola e do Projeto Pedagógico do Núcleo de Ensino da UNESP/Marília no desenvolvimento da temática da cultura da paz.
As ações do projeto foram custeadas com o recurso do Edital de Chamamento Público nº 02/2021, lançado pela Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura para seleção e premiação de artistas, coletivos e grupos culturais.
O projeto buscou desenvolver os conteúdos trabalhados (temática cultura da paz) por meio de um olhar artístico, ao mesmo tempo em que se realizou a revitalização de um espaço de convivência dos alunos, além de proporcionar a eles uma imersão nos processos técnicos e criativos da arte pictórica, que culminou com a realização de dois murais coletivos perpendiculares de 2m x 2,5 cada.
Confecção do mural (Foto: Divulgação)
Para atingir esse objetivo “os alunos participaram diretamente de todas as etapas do processo artístico, desde a discussão e concepção de ideias, até a execução da arte, além de ser trabalhada a conscientização a respeito da necessidade de uma cultura de paz.”, explicou a artista plástica e orientadora do projeto, Esmeralda. O trabalho de registro fotográfico foi realizado pelo fotógrafo mariliense, Wellington de Oliveira (Índio).
Ainda de acordo com a artista, em um mural foi abordado o tema da discriminação e da violência, em um diálogo com o poema “Certidão de óbito” de Conceição Evaristo e a música “Guerra” do grupo musical Porto-riquenho Calle 13.
Em outro mural, foi desenvolvida uma imagem que trouxesse a carga da tolerância, amor e respeito ao próximo, um abraço coletivo de onde brotam flores bebericadas por um beija flor.
Os alunos participaram de todas as etapas do processo (Foto: Divulgação)
O secretário municipal da Cultura, André Gomes, parabenizou a comunidade escolar, especialmente os alunos que participaram do projeto; destacou que eles deixam um importante trabalho na escola, um mural comunicativo, popular e interativo em prol da arte e da educação que está ao alcance de todos.
Jessyca Eiras Jatobá Santos (Esmeralda Jatobá) é formada em Filosofia com pesquisa em filosofia da arte, pela UNESP/Marília. Artista plástica e ilustradora trabalha com desenho e tatuagem desde 2014, tendo participado de diversas exposições em Marília e região. Realizou ilustrações e capas de livros, dentre estes Conchinhas para Catar? e Caçador de Guaiamus (editora Fonte de Ideias); Meu Diário de Memórias (editora Pindorama) e Antropologia: uma introdução à ciência da diversidade humana e sua vocação democrática (editora Lutas Anticapital).
Muro não suportou solo enxarcado e cedeu, ameaçando imóvel em nível acima (Foto: Divulgação/Defesa Civil)…
Trecho ficou à meia pista no fim de semana (Foto: Portal NC Pompeia) A chuva…
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Marília inicia a semana com ampla diversidade…
Céu deve continuar nublado maior parte do tempo em Marília até o próximo domingo (Foto:…
Um homem de 28 anos foi encontrado morto na manhã deste domingo (14), em circunstâncias…
Um encanador de 28 anos foi preso em flagrante na tarde deste domingo (14) após…
This website uses cookies.