Marília e região

Projeto aprovado permite troca de hidrantes por novos itens aos bombeiros

Marília tem mais de 100 hidrantes em condição operacional, segundo comando do Corpo de Bombeiros (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

A Câmara Municipal aprovou, na segunda-feira (29), projeto de lei que estabelece novas normas de proteção contra incêndios em Marília. A proposta revoga legislações anteriores e permite que empresas, antes obrigadas a doar hidrantes, optem por fornecer outros equipamentos ao Corpo de Bombeiros.

A mudança foi detalhada nesta quarta-feira (1º), em coletiva de imprensa realizada na Câmara pela comandante do 10º Grupamento de Bombeiros, major PM Lurela Tamião. Segundo ela, a alteração atende a uma demanda antiga da corporação.

“Havia a obrigatoriedade das empresas com área construída acima de dois mil metros quadrados ou postos de gasolina de doar um hidrante. Agora, o empresário poderá optar pela doação de equipamentos em valor mais barato. Assim, conseguimos adquirir materiais que necessitam de constante atualização”, afirmou.

Bombeiros esclareceram dúvidas sobre projeto aprovado em coletiva de imprensa ao lado da autora Rossana Camacho (Foto: Alexandre de Souza)

O projeto prevê que os equipamentos possam atender áreas como salvamento aquático, terrestre, em altura e veicular, além de combate a incêndios estruturais e florestais, captura de animais e corte de árvores.

A comandante ressaltou que os 131 hidrantes existentes na cidade e nos distritos continuam em operação, com vistoria semestral, mas destacou a relevância da mudança. “Agora teremos um reforço do empresariado em equipamentos específicos”, disse.

Ela também frisou a parceria entre Estado e Prefeitura na cobertura das despesas da corporação: viaturas e caminhões são adquiridos pelo governo estadual, enquanto o município contribui com equipamentos previstos em convênio.

Na justificativa do projeto, a autora, vereadora Rossana Camacho (PSD), afirmou que a proposta “revoga normas defasadas e consolida um sistema jurídico moderno e coerente com os padrões atuais de segurança”. Segundo ela, a atualização garante clareza às normas e fortalece a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros.

Após a aprovação, o texto segue para sanção do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB). Caso não seja sancionado ou receba veto, retornará à Câmara para eventual promulgação pelo presidente Danilo da Saúde (PSDB).

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

14 minutos ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

1 hora ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

2 horas ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

2 horas ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

5 horas ago

This website uses cookies.