Marília

Programa “Saúde na Escola” abre temporada 2019/2020

Reunião contou com a participação de profissionais de saúde e educadores.

Está aberta a temporada 2019/2020 do “Programa Saúde na Escola – PSE”, desenvolvido pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde.

Encontro na manhã desta terça-feira (26) mobilizou profissionais das duas secretarias e renovou a parceria que promove prevenção em pelo menos 12 áreas, incluindo saúde bucal, alimentação saudável, controle de arboviroses (dengue, zika, chikungunya), entre outras.

Iniciativa federal, o programa foi instituído por decreto, em 2007, no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde. Marília está entre as localidades que aderiram ao novo ciclo, tendo, inclusive, acesso a recursos financeiros para viabilizar as ações.

A reapresentação contou com as presenças dos secretários municipais Ricardo Mustafá (Saúde) e Prof. Helter Bochi (Educação). Também participou o coordenador de Ciências do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Estadual de Marília, Maciel Marques Redígolo.

Os gestores municipais reforçaram a importância do engajamento dos servidores das duas pastas, observando as necessidades integrais dos alunos.

“Eu estou apaixonado por esse programa porque ele vai de encontro com o que há de mais precioso na saúde, que é a prevenção. O aluno que frequenta uma determinada escola é o mesmo aluno que busca serviços de saúde em nossas unidades. Quando trabalhamos com essa criança ou adolescente, estamos nos antecipando”, disse Mustafá.

Helter lembrou que a maioria dos temas do PSE é trabalhado de forma transversal no currículo pedagógico. “É impressionante como os alunos são impactados por essa abordagem Saúde/Educação. As informações são replicadas nas famílias e assimiladas para toda a vida”, afirmou o secretário.

(Foto: Divulgação)

DOZE AÇÕES

Ednalva Nascimento, coordenadora de serviços administrativos da Secretaria Municipal da Saúde, afirma que o PSE é uma oportunidade para fortalecer a tão sonhada política intersetorial. Ela destacou que houve avanços e disse acreditar no potencial para o próximo ciclo.

Um exemplo foi o mutirão de exames de acuidade visual (exame de vista), após identificação de crianças que poderiam melhorar o desempenho escolar com o devido atendimento oftalmológico. As consultas foram feitas em parceria com a Santa Casa de Marília no segundo semestre de 2018.

A Saúde Bucal, que promove em parceira com os professores e coordenadores, trabalho preventivo ao longo do ano, também fez ações no PSE no ano passado.
Informações sobre alimentação saudável e atividades físicas foram transmitidas por meio do Caoim (Centro de

Atendimento a Obesidade Infantil). Houve visitas em várias escolas e interações entre alunos e profissionais de saúde.

Combate aos vetores (principalmente o Aedes aegypti) também já chegam às escolas de Marília por meio de ações que envolvem as equipes das USFs e Divisão de Zoonoses.

As outras ações preconizadas estão nas áreas de promoção das práticas corporais, atividade física e lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes.

O programa prevê ainda a identificação de alunos com possíveis sinais de agravos de doenças; verificação da situação vacinal.

O PSE atua também na promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, além de prevenção de ISTs/AIDS. Todas as ações são desenvolvidas conforme a faixa etária.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

4 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

9 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

13 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

13 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

13 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

13 horas ago

This website uses cookies.