Mariela Cardoso
Em 18 de maio é comemorado em todo país o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
Marília irá fazer parte dessa programação. Amanhã (18), o Programa Municipal Contra Abuso Sexual Infantil e outras Formas de Violência comemora um ano de seu efetivo lançamento.
Desde que começou a ser estruturado, há quase 2 anos, o fluxo de atendimento foi instituído para que a criança seja atendida prontamente, com isso foram capacitados aproximadamente 700 funcionários públicos que trabalham com crianças.
Segundo a Prefeitura, recentemente foi implantada uma ficha padrão de comunicação, na qual todos os setores municipais, tais como da educação, saúde e assistência social adotaram para comunicar a suspeita de violência ao Conselho Tutelar.
“O intuito do programa é romper com o ciclo de violência contra crianças e adolescentes, principalmente a violência sexual e tratar as consequências que o abuso sexual proporciona nas vítimas e seus familiares. Este trabalho está sendo construído há quase um ano por “várias mãos” com o ideal de proteger crianças e adolescentes em face da violência a que eles estão expostos e o objetivo é que estas ações sejam implementadas no município de forma perene”, disse a administração municipal em divulgação à imprensa.
A coordenadora de Política para as Mulheres da Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania, Mariela Cardoso, explica que: “há um grupo de trabalho multidisciplinar que se reúne periodicamente há quase dois anos para estruturar este programa. Participam representantes da Unimar, do Ministério Público Federal e das secretarias municipais da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Juventude e Cidadania”.
Ações já desenvolvidas – Deste trabalho foram desenvolvidas várias ações. A primeira delas foi à estruturação do fluxo de atendimento da criança vítima de violência sexual, depois de identificado os atores que fazem parte desta rede; implantação da ficha municipal de comunicação de violência; material publicitário e uma cartilha de apoio para os profissionais que atuam com crianças.
“Com isso é possível organizar o atendimento às vítimas; uma grande conquista, nesta Rede de Atendimento é a participação da Unimar – por meio da Clínica de Psicologia que estabeleceu um procedimento com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no qual encaminha as crianças vítimas de violência sexual para atendimento psicoterapêutico”, ressalta Cardoso.
O Creas é um serviço vinculado a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que atende famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos.
A solenidade em comemoração ao aniversário de 1 ano do Programa Contra Abuso Sexual Infantil e Outras Formas de Violência será às 10h, deste dia 18 de maio, no auditório do Gabinete – localizado no 2º andar do Paço Municipal.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.