Intenção é melhorar a atuação no reforço e recuperação das aprendizagens (Fotos: Divulgação)
A Secretaria Municipal da Educação de Marília realizou no último dia 1º o Primeiro Encontro Formativo voltado ao trabalho com a recuperação do rendimento escolar, no que tange às dificuldades no processo de alfabetização.
Contando com a participação dos professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), que integram o trabalho com o reforço em cada uma das unidades escolares, foi abordada a temática “Processo de Alfabetização frente ao cenário da Rede Municipal de Marília em 2023.”
A formação continuada foi oferecida aos professores durante sua jornada de trabalho de 5h e serão realizadas bimestralmente, ao longo do ano letivo.
Mediados pelas assistentes técnicas Angela Watari e Camila Oliveira, os diálogos oportunizaram a reflexão acerca dos desafios ao relevante papel da escola na busca por garantir a aprendizagem de qualidade a todos os alunos, considerando que a aquisição da leitura e da escrita são habilidades essenciais e condição necessária para que as crianças possam ter a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem.
O encontro contou com a participação de aproximadamente 60 participantes, onde foi possível oportunizar momentos de rica reflexão sobre a prática docente e favorecer a socialização de saberes.
Tais formações fazem parte do projeto “Alfabetização: nenhum a menos” como uma das estratégias da pasta municipal voltadas à alfabetização, embasado por documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que pontua a necessidade do compromisso da educação básica com a alfabetização plena e a capacitação gradual para a leitura ao longo da educação básica como requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem.
Como ressalta a supervisora da Educação Básica, Daniela Rigoldi, “formações como essas são fundamentais para promover uma escolarização satisfatória, pois proporciona embasamento teórico aos nossos docentes para que efetivem a busca por uma prática pedagógica que garanta condições aos alunos de progredirem e dominarem saberes de outras áreas.”
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