Marília

Professores da rede municipal recebem prêmio nacional

Alunos são beneficiados por iniciativa premiada (Foto: Divulgação)

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) ‘1, 2… Feijão com Arroz’ participou no ano de 2020 do concurso “Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”, promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Itaú Social.

O objetivo era premiar e valorizar a Educação Infantil, reconhecendo a importância dos professores desta área, além de evidenciar boas práticas que foram realizadas com as crianças e suas famílias, no contexto da pandemia da Covid-19.

O Estado de São Paulo teve 34 práticas premiadas, sendo que duas delas do Sistema Municipal de Educação Infantil de Marília, idealizados pela Emei ‘1, 2… Feijão com Arroz’. A escola foi contemplada pelos projetos “Horta-Jardim na Escola” e “Para o meio ambiente: reciclar pode ser divertido”.

O Projeto “Horta-Jardim na Escola”, desenvolvido pelas professoras Jaqueline Rodrigues Ferreira e Sandra Aparecida Valentim dos Santos, surgiu a partir da Oficina de Ciências para as turmas de educação integral do Infantil I (crianças de 4 anos). O objetivo era construir um espaço pedagógico que possibilitasse vivências e aprendizagens a partir do contato com a natureza.

Professoras da rede recebem secretário da Educação, Helter Bochi (Foto: Divulgação)

Foram realizadas diversas ações através do desenvolvimento do projeto, como o plantio feito pelas professoras, de forma sincronizada, de uma pequena horta na escola com plantas comestíveis, ervas aromáticas e medicinais. Também foram realizadas atividades e videoaulas pela plataforma “Educação em Casa”, com o objetivo de fomentar práticas alimentares mais saudáveis, com a participação das crianças na elaboração de receitas, além de contação de histórias sobre temática, realizada pela professora Tânia Maria Tolentino.

Já o projeto “Para o meio ambiente: reciclar pode ser divertido”, de autoria da professora Ellen Golfi, foi realizado com crianças de maternal II ( 3 anos de idade), e envolveu a temática meio ambiente e reciclagem.

Por meio de videoaulas, links e vídeos do YouTube, áudios e contatos pelo WhatsApp, aulas simultâneas e pelo Google Meet, a iniciativa levou as crianças a explorarem todos os campos de experiências por meio de vivências lúdicas com materiais que iriam para o lixo.

Com o objetivo de incentivar a criatividade e a sustentabilidade, projeto proporcionou às crianças a construção de instrumentos musicais, brinquedos, pinturas e desenhos. Além disso, alunos colaboraram com a construção de um parque de pneus na escola. Materiais foram separados pelas famílias, professores e funcionários.

Professora da Emei 1, 2… Feijão com Arroz (Foto: Divulgação)

Ambos os projetos premiados contaram com o apoio de toda equipe da escola, e colaboram para que os alunos e famílias continuem participando ativamente da vida escolar.

A supervisora de Educação Básica, professora Karina Carrião, e o secretário municipal da Educação, Helter Bochi, estiveram na escola para parabenizar as docentes, equipe de direção, coordenação e servidores de apoio.

“Nesse momento tão incerto e desafiador que todo o planeta passa, ver o reconhecimento de práticas pedagógicas de sucesso da nossa rede municipal no âmbito nacional é algo que nos deixa gratos. Isso é fruto do empenho de cada servidor de nossas Emeis e Emefs, focando o trabalho para o desenvolvimento intelectual, moral e social de nossas meninas e meninos. O prefeito Daniel Alonso infelizmente não pode estar presente, mas pediu que trouxéssemos um abraço para todos, e parabenizou especialmente pela escolha da temática ligada à questão do meio ambiente”, concluiu Bochi.

Aluno da rede municipal se alimenta com produtos saudáveis (Foto: Divulgação)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

6 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

7 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

11 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

11 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

11 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

12 horas ago

This website uses cookies.